•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Crianças do CRAS visitam o campus da Unioeste em Cascavel

Na manhã e tarde da última quarta-feira (17), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, recebeu duas turmas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Riviera. As crianças, com idades entre 7 e 12 anos, puderam conhecer a estrutura da Universidade, com destaque para os laboratórios e a biblioteca.

A visita integra o projeto Circuito UnioXP, uma iniciativa que, além da tradicional feira das profissões realizada anualmente, busca aproximar a comunidade da universidade. Escolas e instituições interessadas podem visitar o campus e vivenciar, de perto, o ambiente acadêmico.

“É uma forma de mostrar a Universidade, fazer com que mais pessoas a conheçam. Muitas vezes, elas nem sabem que existe uma universidade pública, gratuita e de qualidade, aberta a todos. É isso que fazemos questão de divulgar”, explica Graselha Alvez, coordenadora do Circuito UnioXP.

Para as crianças, sair do ambiente habitual, como o CRAS e a escola, e conhecer uma universidade é uma experiência transformadora. Segundo Débora Silva dos Santos, professora do CRAS que acompanhou o grupo, a visita é extremamente significativa. “É muito importante que eles conheçam e saibam que, ao concluírem o ensino fundamental e médio, têm a oportunidade de ingressar em uma universidade pública. Muitos ainda acreditam que só existem faculdades particulares”, destaca.

Miguel Constantino da Silva, de 11 anos, já pensa no futuro e sonha em ser policial para ajudar a sociedade. Durante a visita, ele se encantou com os laboratórios. “Foi bem legal conhecer os laboratórios. Me chamou atenção o laboratório dos animais, conhecemos o dos peixes”, contou.

A Unioeste está de portas abertas para toda a sociedade, independentemente da idade. Embora as crianças do CRAS ainda estejam longe de prestar vestibular, o contato precoce com o ambiente universitário pode inspirá-las para o futuro. “A intenção é despertar essa vontade sobre a ciência desde cedo, plantar uma sementinha dentro delas. Isso, com certeza, vai florescer”, finaliza Graselha.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.