As iniciativas de inovação do Paraná foram tema de um painel na manhã desta quarta-feira (15) na Conferência Anprotec 2025, promovida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em Foz do Iguaçu. Um dos palestrantes foi o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Alexandre Webber, que, lado do diretor de Ciência e Tecnologia da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa; do professor da Universidade Federal do Paraná (UTFPR) Silvestre Labiak Junior; e do prefeito de Pato Branco, Géri Dutra, falou da importância da integração entre instituições acadêmicas, empresas e sociedade para a construção de ambientes de inovação.
Desde 2022, a Unioeste tem uma Política Institucional de Inovação e Empreendedorismo, executada pela Unioeste Inova, que é o setor responsável pela gestão da propriedade intelectual e ações de empreendedorismo da universidade. Em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (AGUNI), oferece serviços especializados para proteger ativos tecnológicos, assegurando segurança jurídica, valorização econômica e incentivo à inovação. “Nós paramos de trabalhar fechados na nossa casa, nas nossas pesquisas. Passamos a contribuir para resolver problemas da sociedade, seja de empresas, hospitais, contribuindo para desenvolver a nossa sociedade, a criar empregos e com isso a sociedade começa a olhar para esse trabalho”, comenta o reitor.
Estão sob coordenação da Unioeste Inova projetos que geraram 153 produtos de propriedade intelectual, entre 71 patentes de inovação, 28 patentes, de modelo de utilidade, 41 programas computacionais e dois de direito autoral.
Anprotec
A Conferência Anprotec 2025 é realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e conta com a realização local da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec) e do Governo do Estado do Paraná.
Reconhecida como um dos principais encontros nacionais sobre inovação, a Conferência Anprotec reúne pesquisadores, especialistas, empreendedores e representantes do setor público e privado. Nesta edição, o tema escolhido é “Ecossistemas colaborativos e integrados à inovação global”, destacando a localização estratégica de Foz do Iguaçu como ponto de integração com países vizinhos. Entre os temas abordados estão ecossistemas colaborativos, internacionalização, transformação digital e revolução tecnológica.