•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Unioeste de Toledo sedia o VI Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologias Ambientais

Com o tema “Os desafios da pesquisa e da pós-graduação na era da IA”, o VI Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologias Ambientais (CBCTA) e a I Semana Integrada de Pós-Graduações do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) estão sendo realizados na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, reunindo pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de todo o país. O evento, que começou no dia 14 de outubro, segue até o dia 17, com uma programação ampla que integra palestras, minicursos, apresentações de trabalhos e atividades culturais.

O congresso tem como objetivo promover o diálogo interdisciplinar entre os diferentes programas de pós-graduação da instituição, fortalecendo a integração entre pesquisa, inovação e desenvolvimento sustentável. Segundo o diretor do CECE, professor Dr. Dirceu Baumgartner, é uma grande satisfação sediar um evento dessa relevância,
“Um Congresso que une esforços de professores, alunos e técnicos em torno de um mesmo propósito. As ciências ambientais e tecnológicas caminham juntas na busca por soluções que melhorem as condições do meio ambiente, não apenas em nossa região, mas em todo o país. Esse encontro representa a integração e o fortalecimento da pesquisa na Unioeste, mostrando o quanto a universidade está comprometida com o desenvolvimento sustentável e a inovação científica”, destacou o professor.

A abertura oficial ocorreu no Teatro A4 do campus e contou com a presença da Pró-Reitora de Extensão da Unioeste, Profa. Dra. Fabiana Regina Veloso, que ressaltou o papel da universidade como espaço de transformação e de compromisso com o desenvolvimento regional.

“É um prazer estar aqui representando o nosso reitor e participar de um evento que reflete a força da nossa Universidade e de seus programas de pós-graduação.
Temas como sustentabilidade e inteligência artificial mostram que a ciência precisa ser vista de forma integrada, unindo diferentes áreas do conhecimento em prol de soluções reais para os desafios da sociedade. É gratificante ver professores e estudantes das ciências humanas, exatas e ambientais dialogando juntos, porque isso revela o caráter interdisciplinar da pesquisa na Unioeste e o quanto avançamos na construção de um conhecimento comprometido com o desenvolvimento regional e social”, destacou a professora.

Durante os quatro dias de atividades, o evento também promove integração entre os programas de pós-graduação, como Engenharia Química, Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, Ciências Ambientais e Bioenergia. Essa integração permite que pesquisadores de diferentes áreas dialoguem sobre soluções inovadoras para problemas ambientais e sociais.

Com a elaboração de minicursos sobre o potencial da diversidade funcional, plantas medicinais, modelagem climáticas, educação ambiental entre outras. Palestras que abordam o aspecto jurídico-econômica sobre a regulação tecnológica; visão computacional na Aquicultura; inteligência artificial generativa e apresentações de trabalhos, o evento reúne centenas de estudantes e professores no campus da Unioeste em Toledo.

“Com grande alegria e um profundo senso de responsabilidade, realizamos este congresso, um espaço dedicado a refletir sobre o papel da pesquisa e da pós-graduação em um dos períodos mais desafiadores e fascinantes da nossa história recente. Vivemos um tempo de transformações aceleradas, impulsionadas pela inteligência artificial,
que nos conduz a uma nova revolução tão impactante quanto as grandes navegações ou as revoluções industriais do passado. Se antes o homem navegava guiado pelas estrelas, hoje lançamos nossas caravelas no oceano dos dados, movidos por algoritmos, redes neurais e pela curiosidade científica que continua a redefinir os rumos da humanidade”,
afirmou o professor Dr. Paulo Vanderlei Sanches, coordenador do evento.

Para a secretária municipal de Educação de Toledo, Janice Salvador, é uma honra estar presente no evento. “Em nome do prefeito Mario Costenaro, é uma grande alegria expressar nosso respeito e admiração pela Unioeste, uma instituição que tanto contribui para o desenvolvimento de Toledo e de toda a região. As pesquisas realizadas aqui impactam diretamente nossa realidade educacional, inspirando professores, estudantes e gestores a valorizarem a ciência desde a educação básica. A Universidade tem sido parceira fundamental na formação de profissionais e na construção de um futuro mais sustentável, mostrando que o conhecimento produzido dentro desta casa transforma a sociedade e fortalece a educação pública”, destacou.

Texto: Alexsander Marques

© 2025 Todos os direitos reservados.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.