Equipe do curso de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão, foi classificada para a fase final do I Moot de Direitos Humanos da OAB Paraná, uma das mais importantes competições acadêmicas jurídicas do Estado. O evento é promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB/PR) e conta com apoio científico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O I Moot de Direitos Humanos da OAB Paraná é destinado a estudantes de graduação em Direito e tem por objetivo promover o estudo, a pesquisa e a prática da argumentação jurídica em torno de temas ligados à proteção dos Direitos Humanos. A competição simula sessões de julgamento de um caso hipotético perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos, em que as equipes elaboram memoriais escritos e participam de debates orais, desempenhando o papel de advogados perante a Corte.
Na primeira fase, dedicada à elaboração dos memoriais, participaram 64 universidades brasileiras. Após avaliação técnica, 16 instituições foram classificadas para a etapa final, que será realizada nos dias 9 e 10 de dezembro, em Curitiba, com as sustentações orais e rodadas de debates simulados.
Entre as finalistas, destacam-se apenas duas universidades públicas do Paraná: a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Unioeste, por meio do curso de Direito de Francisco Beltrão, reafirmando o protagonismo do ensino jurídico público paranaense.
A equipe do Direito é composta pelas professoras Elizângela Tremea e Liliane Grunh, responsáveis pela orientação e preparação dos acadêmicos Anderson de Lima, Maria Clara Jackoski Miglioranza, Inácio Perondi Hank e Cristian Ribas Kurpel Lisboa. Nesta fase final, os estudantes Cristian e Inácio atuarão como oradores da equipe, que já iniciou os trabalhos preparatórios para a etapa presencial.