Os projetos desenvolvidos pela Agência de Inovação da Unioeste, a Unioeste INOVA, estão sendo apresentados durante o Integra Unioeste, evento que reúne, no campus Toledo, os principais eventos institucionais da universidade. A mostra segue até quarta-feira (5), em estandes montados no corredor de entrada do campus.
A Unioeste INOVA foi criada em 2023 para gerir a política institucional de inovação e empreendedorismo da universidade com apoio à transformação do conhecimento acadêmico em soluções que atendam às demandas da sociedade e do mercado, promovendo os meios, instrumentos e conexões necessários para este processo. A diretora executiva da agência é a professora Maria da Piedade Araújo.
Durante a mostra, serão apresentados os projetos em desenvolvimento no âmbito do Programa AGEUNI, conduzidos pelas pesquisadoras Mônica Fiorese e Fabiana Pinto, que representam iniciativas de cooperação entre universidade e empresas.
Resolver problemas apresentados por indústrias é o objetivo dos projetos em desenvolvimento com as empresas Oestergaard Kontinuer (produção de colágeno e colágeno hidrolisado a partir de pele e escamas de tilápia) e Sooro Renner (fermentação de permeado de soro de leite para produção de probióticos e/ou simbióticos). A Sooro Renner produz Way Protein e, durante sua fabricação, sobra o permeado de soro. “As empresas se inscreveram em um edital do governo do Estado, dentro do Programa Ageuni, para que as universidades pensassem em soluções para seus problemas. Nós da Unioeste nos prontificamos a ajudar essas duas empresas e, desde março, desenvolvemos processos para transformação de produtos”, conta a coordenadora das pesquisas, Monica Fiorense.
O projeto coordenado pela professora Fabiana Pinto consiste na padronização e melhoria da performance de um produto à base de Bacillus para a empresa Compostec. “Apresentaremos a nova formulação em desenvolvimento, que visa aumentar a vida de prateleira do produto, permitindo seu armazenamento em temperatura ambiente, eliminando a necessidade de refrigeração”, explica.
Apresentação das Incubadoras UNIHUB
As incubadoras UNIHUB dos campi de Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon e a Pré-Incubadora de Foz do Iguaçu, apresentam as ações que estão sendo desenvolvidas na universidade e na comunidade, as quais têm promovido a cultura da
inovação. As incubadoras surgiram com o propósito de impulsionar a Unioeste a ser uma universidade empreendedora, que vai além da teoria e se dedica a formar criadores de futuro, inovadores e líderes com mentalidade de negócios.
As empresas incubadas Delta G, vinculada à UNIHUB de Toledo, Amanabio, MCR Bioinsumos e Gamificar, vinculadas a UNIHUB de Marechal Cândido Rondon, também estarão presentes na amostra, compartilhando sua experiência, produtos e resultados obtidos.
Laboratório Espaço Maker
O Espaço Maker da Unioeste Cascavel exibe suas ações voltadas à inovação tecnológica e educacional. No estande, estão expostos projetos e protótipos desenvolvidos com tecnologia de impressão 3D, evidenciando como o laboratório promove o aprendizado prático, a criatividade e a experimentação entre estudantes de diferentes níveis de ensino. Um deles, é o crânio de um paciente, produzido após exame de tomografia, que auxilia no estudo para a cirurgia deste. “Antes, esses protótipos eram produzidos fora do Hospital Universitário e, além de serem muito mais caros, levavam tempo para ficarem prontos. Agora conseguimos agilizar e baratear o processo”, explica a bolsista graduada do projeto, Natalia Anzolin Marques.
Além desses, também são produzidos bonecos e máscaras utilizados em projeto de contação de história. O laboratório ainda produz soluções para projetos de produção agrícola, biologia, ou ainda materiais de anatomia utilizados para o aprendizado de pessoas com baixa visão, ou ainda com dificuldades de aprendizagem, que usam o tato para melhorar a compreensão do conhecimento.
Texto e imagens: Daniela Neves