•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Seminário de Extensão apresenta mais de 400 projetos no Integra

O Seminário de Extensão da Unioeste (SEU) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) chega a sua XXIV edição e tem se consolidado como um evento de grande relevância para as regiões oeste e sudoeste do estado do Paraná.

O SEU tem por objetivo reunir os extensionistas da Universidade para o fortalecimento e divulgação das ações extensionistas desenvolvidas pelos discentes e servidores. Integrando e reforçando os laços do ensino-pesquisa-extensão junto à comunidade acadêmica da Unioeste e aproximar a comunidade externa do contexto universitário.

No total, nesta primeira edição do Integra serão feitas 353 comunicações, 73 posteres, 11 relatos de experiências e 20 exposições de bancada. Além disso serão promovidas discussões e oficinas e eventos nos locais públicos a serem realizados com parceiros institucionais da comunidade organizada que está envolvida com os projetos e a comunidade em geral.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, professora Fabiana Regina Veloso, o SEU é um projeto que há anos vem sendo desenvolvido pela Unioeste e, agora, também recebeu incentivo da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) o que fomentou ainda mais as ações da Universidade no espaço da comunidade. “Nós temos dentro do Integra, em torno de 120 ações de extensão que estão indo para espaços públicos.

Essas ações foram negociadas com os nossos professores da extensão curricular e também com a Prefeitura de Toledo. Fizemos reunião com o prefeito, vice-prefeito e vários secretários municipais que nos ajudaram a pensar os espaços para onde iríamos esta semana. Estamos em mais ou menos 25 espaços da comunidade de Toledo, como na Usina do Conhecimento, nos dois centros de idosos, os dois centros da juventude, restaurantes populares, nos cinco Cras de Toledo, Casa de Maria e muitos outros espaços. Vamos até a comunidade para desenvolver as ações de extensão e extensão curricular, com atividades dos cinco campus que se inscreveram para atender essa demanda”, disse.

A acadêmica Helena Haysdorfer, do curso de Direito do Campus de Foz Iguaçu está apresentando o projeto a Casa do Migrante de Foz do Iguaçu, que trata da Migração e Direitos Sociais. “Eu vi que tem alguns outros projetos que vão ser sobre imigração também. Então vai ser bem interessante essa integração do mesmo assunto.”, comentou.

Nelson Pedro Costa Júnior, do curso de Geografia do campus de Francisco Beltrão, que está apresentando o trabalho sobre a integração do sistema de SIG na análise dos casos dengue do município de Éneas Marques acredita que seu projeto possa contribuir bastante no âmbito social. “Espero que consiga contribuir positivamente com o evento levando informações relevantes dentro do projeto.”
© 2025 Todos os direitos reservados.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.