•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Unioeste firma parceria histórica com a Universidad Nacional de Asunción

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) deu um passo histórico rumo à internacionalização ao oficializar a primeira Operação Rondon Internacional, em parceria com a Universidad Nacional de Asunción (UNA), no Paraguai. A assinatura do documento formal marca o início de uma cooperação inédita entre as duas instituições, ampliando as fronteiras da extensão universitária e fortalecendo o compromisso da Unioeste com o desenvolvimento regional e a integração latino-americana.

Realizada durante o 1º Integra Unioeste que acontece no campus de Toledo, a cerimônia reuniu autoridades da Unioeste e representantes da UNA, consolidando um marco para o ensino superior público do Oeste do Paraná. A iniciativa faz parte das ações estratégicas de internacionalização da Universidade.

Durante a cerimônia de assinatura do convênio da Operação Rondon Internacional, o reitor da Unioeste, professor Alexandre Webber, destacou a importância simbólica e prática da parceria com a Universidad Nacional de Asunción, ressaltando o valor da cooperação regional e o potencial transformador da integração fronteiriça. “É uma grande satisfação estar aqui neste momento. Há pouco tempo realizamos uma missão importante ao Paraguai, com a presença dos diretores de campus e pró-reitores, em uma verdadeira incursão que buscou aproximar nossas instituições. Muitas vezes, quando falamos em internacionalização, olhamos para destinos distantes, mas esquecemos que temos parceiros muito próximos, com os quais podemos construir grandes projetos. Fico muito feliz com essa parceria que agora se formaliza com a UNA, uma universidade que já desenvolve importantes ações conosco e que, a partir de agora, passa a ser ainda mais parte da história da Unioeste”, diz.

Representando a Universidad Nacional de Asunción (UNA) durante a cerimônia, o professor Ángel Manuel Benítez Rodríguez destacou o novo momento vivido pelas universidades latino-americanas no campo da internacionalização, agora também voltada à extensão universitária. “Durante muito tempo, quando falávamos de internacionalização, nos referíamos apenas ao ensino e à pesquisa. Hoje, entendemos que a extensão também é parte essencial desse processo. Quando um estudante participa de uma mobilidade, quando realiza uma pesquisa em outro país, ele está fazendo extensão, está levando sua cultura, sua forma de ver o mundo e, ao mesmo tempo, aprendendo com o outro. Isso transforma vidas e fortalece os laços entre nossos povos”, menciona.

A Operação Rondon, tradicional programa brasileiro que promove ações de extensão e cidadania em diferentes regiões do país, ganha agora dimensão internacional por meio da Unioeste. O projeto prevê que estudantes e docentes realizem atividades conjuntas com comunidades paraguaias, em parceria com a UNA, integrando ações nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, cultura e desenvolvimento sustentável.

Segundo o diretor de Extensão e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste, professor Marcos Freitas de Moraes, o caráter transformador do projeto e o significado histórico desse novo passo da Unioeste é de suma importância. “A Operação Rondon Internacional é a continuidade natural de um sonho antigo. Já tínhamos o Rondon Nacional e o Regional, e agora damos um passo além, ampliando horizontes sem perder nossas raízes. O estudante que participa do Rondon vive uma experiência única, de aprendizado e transformação pessoal, ao atuar com comunidades e conhecer novas culturas. Essa iniciativa reforça o papel da extensão como parte essencial da formação acadêmica, junto com o ensino, a pesquisa e a inovação. O Rondon transforma e é essa transformação que queremos levar também para além das fronteiras.”

“É uma grande honra formalizar este convênio específico com a Universidad Nacional de Asunción para a realização da Operação Rondon Internacional. Essa iniciativa nasce do trabalho conjunto com a equipe da extensão e representa um avanço concreto na internacionalização da Unioeste. Estar em uma região de fronteira nos impulsiona a fortalecer essas ações também no exterior, ampliando o alcance da universidade e levando nossa atuação extensionista para novos territórios. Estamos muito felizes com esse passo, que abre novas possibilidades para nossos estudantes e docentes”, comenta o assessor-chefe de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unioeste, Rafael Mattiello.

© 2025 Todos os direitos reservados.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.