Entre os dias 3 e 7 de novembro de 2025, na Universidade Federal de Mingas Gerais, em Belo Horizonte, foi realizado o primeiro congresso internacional de Onomástica (ciência interdisciplinar que estuda nos nomes próprios em vários idiomas e culturas). O evento foi promovido pelo Observatório Onomástico, grupo de pesquisa registrado no CNPq sediado na UFMG e coordenado pelo prof.dr. Eduardo Amaral, da UFMG, e pela professora Márcia Sipavicius Seide, do Colegiado de Letras do campus de Marechal Cândido Rondon e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
A professora da Unioeste promoveu e organizou o evento, graças ao apoio financeiro da Fundação Araucária, edital 027/2025 e da Fapemig. A pesquisadora de Onomástica, além de apresentar comunicação individual, integrou a mesa-redonda com a professora María Carmen Fernández Juncal, catedrática da Universidade de Salamanca na Espanha.
Participaram diretamente do evento mais de 200 pessoas provenientes do Brasil e diversos países da América, África, Europa e Ásia: Brasil, Angola, Canadá, CUBA, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Gana Itália, México, Moçambique, Polônia, Romênia e Singapura. O evento também se destacou por ter congregado pesquisadores de quase todos as regiões do Brasil, um feito inédito.