•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Unioeste propõe Encontro sobre Ensino de Línguas como Acolhimento

Evento reunirá pesquisadores das áreas de Letras, Linguística e Linguística Aplicada

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) propõe o Encontro sobre Línguas como Acolhimento, que acontecerá nos dias 16 e 17 de março de 2026, no campus de Cascavel. O evento é promovido pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) e ProfLetras, com apoio da Fundação Araucária, uma entidade de fomento à pesquisa e inovação da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Seti).

O evento é dirigido para os pesquisadores das áreas de Letras, Linguística, Linguística Aplicada, áreas afins, ou áreas que conjuguem esforços para discussão relativa ao acolhimento por meio da língua. O evento está voltado prioritariamente para pesquisadores que atuam na Unioeste, pois se trata de proposição de Grupos de Trabalho, que estruturarão um evento sobre a temática, em 2027.

O período de submissão de GTs começa em 08 de dezembro de 2025 e se estenderá até 16 de fevereiro de 2026.  Os textos completos deverão ser enviados aos coordenadores de GTs até 30 de abril de 2026. Os textos serão, então, publicados em e-book.

O encontro surge do Projeto de Pesquisa “Atitudes linguísticas no ensino do português para imigrantes na Unioeste: um olhar para as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, com apoio da Fundação Araucária, e conta com equipe de pesquisadores envolvidos com o ensino de línguas em contato e crenças e atitudes linguísticas.

O objetivo do Encontro é conjugar esforços para interação de pesquisas em andamento e pesquisas que já apresentam resultados parciais e finais, e possibilitar espaço de discussão e divulgação da produção científica relativa às áreas já citadas.

Programação

A programação do Encontro sobre Línguas como Acolhimento inicia-se às 8h30, com conferência com professor convidado. Às 10h, será feito um intervalo e, às 10h30, as discussões serão retomadas em mesa redonda, com pausa para o almoço, às 12h.

No período da tarde, haverá apresentação das pesquisas desenvolvidas nos Grupos de Trabalho - GTs, com início às 14h e finalização às 18h. O dia 17 de março, segundo e último dia de evento, seguirá a mesma dinâmica.

O Encontro terá as seguintes línguas temáticas: Ensino do Português na Educação Básica; Ensino de Línguas como Acolhimento; Ensino de Línguas (LE; L2; LA; LF); Ensino de Libras; Dialetologia e Geolinguística; Crenças e Atitudes Linguísticas; Estudos da Tradução; Ensino da Leitura, Produção Escrita e Oralidade; Variação Linguística; e Ensino e História das Ideias Linguísticas.

Grupos Temáticos

 Os Grupos Temáticos devem ser organizados e propostos por até quatro professores doutores vinculados a programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, os quais deverão indicar também os integrantes do GT.

As propostas de Grupos Temáticos devem ser encaminhadas para o e-mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Os organizadores do evento explicam que estarão sob a responsabilidade dos Coordenadores de GTs a redação e revisão do texto a ser submetido para publicação em e-book.

No caso de uso de Inteligência Artificial (IA), o autor deve ser transparente sobre qual ferramenta de IA foi usada, qual versão e para qual finalidade específica. IA não pode ser autoria.

As normas para a proposição de grupos de trabalho devem conter: a) Linha Temática; Título; Nome dos Coordenadores, CPF, titulação, centro e campus de origem; Nome dos Coautores, CPF, titulação, centro e campus de origem; Dados para contato (e-mail, telefone e endereço para correspondência); Resumo com 250 palavras, seguido de 3 palavras-chave; e Ementa do Grupo Temático proposto.  É necessário usar fonte Times New Roman, tamanho 12, e espaçamento simples.

Mara Vitorino.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.