Unioeste abre vagas para bolsa de auxílio a pesquisadores ucranianos
O Programa Institucional Universidades Amig@s: acolhimento extensionista aos cientistas ucranianos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), está com edital aberto para estudantes da graduação, pós-graduação ou recém-formados para auxiliar os pesquisadores ucranianos lotados na Unioeste. São duas vagas disponíveis para Toledo e uma para Foz do Iguaçu.
Os bolsistas selecionados devem prestar acolhimento social em forma de apoio nas atividades cotidianas dos pesquisadores, além de facilitar o processo de integração entre a cultura ucraniana e a cultura brasileira por meio da extensão cientifica, auxiliando na compreensão do idioma e tradução que envolva as línguas portuguesa, inglesa e ucraniana. Também deve acompanhar os professores-pesquisadores, seus dependentes e suas famílias nas atividades do cotidiano, instruindo sobre o espaço geográfico da cidade, do campus e das especificidades regionais.
Além disso, os bolsistas devem oportunizar a transformação da pesquisa em ações extensionistas visando envolver os participantes e os Programas de Pós-graduação na elaboração de propostas que contribuam com o desenvolvimento social paranaense. Os selecionados vão exercer suas funções presencialmente no campus no qual realizaram a inscrição por um período de seis meses, com a possibilidade de renovação. A bolsa ofertada possui o valor de mil trezentos e dez reais mensais.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por correio eletrônico, no endereço