•  
  • Português
  • English
  • Español

Número de alunos matriculados nos Programas da Pós-Graduação da Unioeste cresce nos últimos anos

348651646 782792330114409 5864808495152099772 n
 
 
 
 
Dados coletados do Sistema Stricto da Unioeste revelam o crescimento do número de matrículas nos cursos de mestrado e de doutorado, dos Programas de Pós-Graduação da Unioeste. Em 2019 a universidade possuía 1.065 alunos matriculados nos seus 37 cursos de mestrado e 584 alunos matriculados nos 17 cursos de doutorado. Em 2023, houve um aumento de 17,5% de matrículas nos 38 cursos de mestrado, passando para 1.261 alunos. Nos 17 cursos de doutorado o aumento foi de 43,5%, passando para 836 alunos matriculados.
 
Dentre os PPGs que tiveram aumento de alunos matriculados, destacam-se Administração, Biociências e Saúde, Conservação e Manejo de Recursos Ambientais, Contabilidade, Educação, Educação em Ciências e Educação Matemática, Engenharia Agrícola, Engenharia de Energia na Agricultura e Letras, do Campus de Cascavel, Sociedade, Cultura e Fronteiras, Saúde Pública em Região de Fronteira e Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade, do Campus de Foz do Iguaçu, Ciências Aplicadas à Saúde, Educação e Geografia, do Campus de Francisco Beltrão, Desenvolvimento Regional Sustentável e História, do Campus de Marechal Cândido Rondon, Ciências Ambientais, Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Engenharia Química, Filosofia, Química, Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca e Serviço Social, do Campus de Toledo.

Para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, os números revelam o compromisso dos docentes e das coordenações dos Programas com o avanço e a consolidação da Pós-Graduação da Unioeste. Por meio da comissão de autoavaliação, os Programas têm levantado as demandas mais prementes no que diz respeito ao Programa, à Formação e ao Impacto na Sociedade. A partir das potencialidades e fragilidades, cada programa constitui seu planejamento estratégico e em parceria com a Gestão Superior da Unioeste, busca mitigar os problemas. A PRPPG tem apoiado os PPGs na distribuição de recursos do PROAP e na submissão de propostas aos editais dos órgãos de fomento como o CNPq e a Fundação Araucária, para o aumento de cotas de bolsas. No que se refere às normatizações da pós-graduação, muitas delas estão sendo atualizadas e novos procedimentos foram regulamentados, como o estágio remunerado para os alunos do Mestrado e do Doutorado e a possibilidade de alunos do último ano da graduação poderem cursar disciplinas como alunos especiais.
 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.