Unioeste sedia Seminário de Pedagogia da Região Sul
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Foz do Iguaçu, sediou nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2024 o Seminário de Pedagogia da Região Sul, sob a promoção da Rede Nacional de Pesquisas em Pedagogia (RePPed), com apoio dos cursos de Pedagogia, Programas de Pós graduação em educação e ensino da Unioeste, campus de Francisco Beltrão, Cascavel e Foz do Iguaçu, Unicentro, IFPR, UFSM , UFSC, Fórum Paranaense dos Cursos de Pedagogia e Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia. O objetivo foi socializar os resultados das Pesquisas realizados pela RePPEd sobre os cursos de Pedagogia da Região Sul fomentando discussões sobre a organização e o desenvolvimento curricular dos cursos.
O evento destacou-se por ser um espaço de discussão sobre a Pedagogia: ciência curso e profissão. Estiveram presentes mais de 400 participantes das diferentes regiões do país criando um espaço rico para a socialização de conhecimentos e resultados das pesquisas. As atividades do evento incluíram palestras, mesas-redondas e sessões de apresentações de trabalhos orais.
A conferência de abertura, contou com a presença do pesquisador e professor Dr. Dermeval Saviani (Unicamp), que instigou a reflexão sobre as dimensões teórico-metodológicas da Pedagogia.
O professor Dr. Dermeval Saviani, convidado especial do seminário, elogiou o avanço dos estudos pedagógicos na região Oeste do Paraná. Ele enfatizou a escolha de Foz do Iguaçu como sede do evento, considerando-a acertada tanto pela relevância da região nos estudos de pedagogia crítica quanto pelo simbolismo de sua localização na fronteira, remetendo a uma articulação latino-americana. “Estar aqui na fronteira tem um significado simbólico importante para essa articulação", diz.
O diretor do RePPed, Prof. Dr. José Leonardo Rolim de Lima Severo, enfatizou a relevância do encontro, destacando o papel da Unioeste na organização e execução do seminário. "Esse evento tem uma importância fundamental porque articula participantes da RePPEd, da região Sul, em torno de questões envolvendo o debate sobre o curso e o campo da pedagogia. Trazer esse evento para Foz do Iguaçu possibilita um encontro mais acessível, em uma instituição com estrutura qualificada, oferecendo conforto e suporte para todos", afirmou Severo.
A coordenadora geral do evento professora Drª Ângela Maria Silveira Portelinha (Unioeste, campus Francisco Beltrão) e a coordenadora local professora Drª Berenice Borssoi (Unioeste, Foz do Iguaçu) ressaltaram a importância e a qualidade das discussões e interlocuções que problematizaram a Pedagogia nos cursos de Pedagogia e seus desafios na atualidade.
“Precisamos pensar em pedagogia a partir do método dialético, com uma formação densa, que possibilite a transformação da realidade e da formação social humana na nossa sociedade", destacaram.
Central de Comunicação Unioeste Foz do Iguaçu
Mohammad Ali Fayad