Modelado
O tecido conjuntivo denso modelado é o principal componente de tendões e ligamentos. Nele, o colágeno está disposto em feixes paralelos entre si e alinhados aos fibroblastos. A formação deste tipo de tecido conjuntivo ocorre em resposta às forças que atuam sobre o tecido, de maneira que as fibras ficam orientadas para oferecer o máximo de resistência às forças atuantes.
Tendão é a estrutura, cilíndrica ou laminar (aponeurose), definida como a parte anatômica do músculo que não contrai e que, geralmente, fixa o ventre muscular (parte contrátil do músculo) ao osso. Os tendões são estruturas, geralmente, esbranquiçadas e formadas por feixes densos e paralelos de colágeno com fileiras de fibroblastos entre eles e separados por pouca quantidade de substância fundamental.
Ligamentos também são constituídos por fibras extracelulares paralelas e fibroblastos, porém suas fibras são menos regulares do que as dos tendões. Ligamentos estão interpostos entre ossos e em certos locais, como na coluna vertebral que exige algum grau de elasticidade, alguns ligamentos têm maior quantidade de fibras elásticas do que de fibras colágenas.
¹ Como citar:
- Nas referências: BEU, C.C.L.; GUEDES, N.L.K.O; DE QUADROS, Â.A.G. Tecido conjuntivo, 2017. Disponível em: . Acesso em: 03 de mar. 2017. (conforme data de acesso ao site);
- No texto: Beu et al. (2017) ou (BEU et al., 2017).