Fuso Muscular e Junção Neuromuscular
Torrejais, M.M.; Brancalhão, R.M.C.; Lima, B.; Kunz, R.I¹
O fuso muscular é uma estrutura sensorial pequena e alongada (cerca de 100 µm diâmetro e 10 mm comprimento), em forma de fuso, disposto entre as fibras musculares. É formado por 3 à 12 fibras musculares modificadas, as fibras intrafusais, circundadas por uma cápsula de tecido conjuntivo. As fibras musculares regulares fora fuso são muitas vezes denominadas de extrafusais.
A região central da fibra intrafusal é envolta por neurônio sensitivo e não contrai, já as extremidades têm capacidade contrátil e são inervadas por neurônios motores (motoneurônios).
O fuso responde a variações no comprimento das fibras musculares; assim, no alongamento muscular o neurônio sensitivo, na região central da fibra intrafusal, envia impulsos à medula espinal, fazendo sinapse com motoneurônio. Este, por sua vez, envia impulsos para as fibras musculares estiradas, encurtando o mesmo músculo. Esta ação reflexa evita a ruptura da fibra muscular, gerando uma resposta protetora.
A junção neuromuscular é a região de sinapse entre fibra muscular estriada esquelética e axônio motor; cuja função é a transmissão do impulso nervoso. A junção é constituída por ramificações de axônios motores na superfície da célula muscular, cada ramificação forma um botão pré-sináptico, separado do terminal pós-sináptico, correspondente à membrana sarcoplasmática, pela goteira sináptica. O axônio e todas as fibras musculares que ele inerva formam uma unidade motora.
Referências:
JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia básica: texto e atlas. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013, 556 p.
DI FIORE, M. S. H. Atlas de histologia. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. 229 p.
KIERSZENBAUM, B. L. Histologia e biologia celular: uma introdução à patologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 720 p.
Como citar:
- na referência, TORREJAIS, M.M.; BRANCALHÃO, R.M.C.; LIMA, B.; KUNZ, R.I. Fuso muscular, 2016. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2016. (conforme data de acesso ao site);
- no texto, Torrejais et al. (2016) ou (TORREJAIS et al., 2016).