Alunos Regulares
Se você tem interesse em ingressar como aluno regular no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PGEEC) da UNIOESTE, esta seção foi elaborada para responder às dúvidas mais frequentes sobre o processo seletivo.
Reunimos aqui informações essenciais sobre inscrições, documentação necessária, etapas da seleção, critérios de avaliação, bolsas de estudo e outros pontos importantes. Nosso objetivo é tornar o processo mais acessível, claro e transparente, auxiliando você em cada etapa da candidatura.
Caso sua dúvida não esteja contemplada nas perguntas abaixo, entre em contato com a secretaria do programa ou com a coordenação — teremos prazer em ajudar.
Além disso, preparamos um encarte interativo que explica, de forma simples e visual, como funciona um programa de pós-graduação. 👉 Clique aqui para acessá-lo.
Qual é a diferença entre matrícula regular e matrícula especial?
A matrícula regular é destinada aos alunos aprovados no processo seletivo para ingresso no Programa. Esses alunos devem cumprir uma série de exigências para a obtenção do título de Mestre, entre elas:
- Cursar no mínimo 24 créditos em disciplinas;
- Comprovar proficiência em língua inglesa;
- Apresentar pelo menos um trabalho em evento científico ou publicar artigo científico;
- Cumprir estágio de docência, caso receba bolsa de estudos;
- Ser aprovado no Exame de Qualificação;
- Defender sua dissertação de mestrado.
Já a matrícula especial permite que o interessado curse disciplinas isoladas do Programa, sem vínculo formal como aluno regular. Caso venha a ser aprovado futuramente em processo seletivo regular, as disciplinas cursadas nessa modalidade poderão ser aproveitadas, conforme critérios do colegiado.
Qual é o prazo para realizar o Exame de Qualificação?
Os alunos regularmente matriculados no Programa devem realizar o Exame de Qualificação até o final do terceiro semestre letivo de suas atividades.
Quais são os requisitos para obtenção do título de Mestre?
Para concluir o curso e obter o título de Mestre, o aluno deve cumprir os seguintes requisitos:
Créditos em disciplinas:
- 06 créditos na disciplina obrigatória "Pesquisa";
- 18 créditos em disciplinas eletivas. O número de disciplinas eletivas pode variar, pois possuem cargas horárias diferentes (2, 4 ou 6 créditos). O orientador indicará as disciplinas mais adequadas ao plano de estudos do aluno.
Exigências acadêmicas:
- Aprovação no Exame de Qualificação;
- Comprovação de proficiência em língua inglesa;
- Defesa e aprovação da Dissertação de Mestrado;
- Produção científica vinculada à dissertação, com publicação de artigos relacionados à pesquisa;
- Entrega da versão final da dissertação e dos documentos exigidos para homologação pelo colegiado.
A UNIOESTE realiza provas de proficiência?
Atualmente, a UNIOESTE oferece projetos de extensão voltados à certificação de proficiência em língua estrangeira, como o PEL – Programa de Ensino de Línguas. Consulte o cronograma de aplicação das provas e conheça mais sobre o trabalho realizado por esse importante projeto.
O Programa dispõe de bolsas de estudo?
A concessão de bolsas de estudo depende da disponibilidade das agências financiadoras. Os alunos regulares com dedicação exclusiva ao curso de Mestrado podem se candidatar às bolsas oferecidas pelo PGEEC. As bolsas são financiadas por instituições de fomento, como a CAPES e a Fundação Araucária. A gestão desses auxílios – incluindo a seleção dos beneficiados e o acompanhamento dos bolsistas – é responsabilidade da Comissão de Bolsas, que atua de acordo com os critérios da Universidade e das agências financiadoras.
Quem pode se candidatar no processo seletivo?
- Graduados em cursos superiores reconhecidos;
- Estudantes no último semestre da graduação, desde que estejam na condição de prováveis formandos. Nesse caso, é importante ressaltar que, no momento da matrícula, será obrigatória a apresentação do comprovante de colação de grau.
Como funciona o processo seletivo?
O processo seletivo ocorre anualmente e é regulamentado por Editais. As etapas do processo incluem:
- Publicação do Edital – Abertura das inscrições para o processo seletivo.
- Recebimento da documentação – Os candidatos devem enviar os documentos exigidos no Edital.
- Análise da documentação – Avaliação dos documentos para a pré-seleção dos candidatos.
- Entrevista – Os candidatos pré-selecionados passam por uma entrevista.
- Divulgação do resultado final – Lista oficial dos candidatos selecionados.
Quais documentos são necessários para o processo seletivo?
O processo seletivo exige o preenchimento de um formulário online, no qual os candidatos devem anexar os seguintes documentos:
Para todos os candidatos (brasileiros e estrangeiros):
- Carta de intenção, conforme modelo disponibilizado no Edital;
- Duas cartas de referência, conforme modelo disponibilizado no Edital;
- Currículo em português, no formato da Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br);
- Cópias de certificados que comprovem participação em atividades de iniciação científica e créditos obtidos em disciplinas de cursos de pós-graduação stricto sensu (se houver);
- Cópia do diploma ou certificado de conclusão de graduação, obtido em curso reconhecido pelo MEC/CAPES (ou equivalente no país de origem), OU declaração de estar cursando o último ano do curso de graduação;
- Cópia do histórico escolar da graduação;
- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
- Cópia da carteira de identidade e do CPF (quem não possui o cartão físico do CPF pode imprimi-lo no site da Receita Federal).
- Cópia de documento de identificação válido no Brasil (Passaporte ou Documento Nacional de Identidade para candidatos dos Estados Partes do Mercosul).
Providências importantes para alunos estrangeiros
Candidatos estrangeiros podem ingressar no Programa, desde que cumpram alguns procedimentos específicos no processo seletivo e na matrícula. Documentação exigida para matrícula:
- Cópia do diploma de graduação, mestrado ou doutorado, conforme o caso;
- Cópia do histórico escolar correspondente à sua formação acadêmica;
- Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
- Cópia do passaporte com situação regular, conforme a legislação vigente. Para candidatos provenientes dos Estados Partes do Mercosul, o passaporte não é necessário. Em vez disso, deve-se apresentar a Cédula de Identidade Nacional do país de origem, com data de emissão inferior a 10 anos.
- O aluno deve apresentar a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) no prazo de 60 dias após a matrícula. O não cumprimento desse prazo pode resultar no desligamento do Programa.
Regras para candidatos com dipoma obtido no exterior
A admissão de candidatos com diplomas obtidos no exterior segue a Resolução n° 063/2012-CEPE. Além dos documentos acima mencionados, o candidato deve:
- Comprovar proficiência em língua portuguesa (avaliada na entrevista do processo seletivo);
- Possuir visto adequado para o período de realização do curso (exceto para candidatos dos Estados Partes do Mercosul);
- Declarar possuir recursos financeiros suficientes para sua estadia no Brasil durante o período do curso (exceto para candidatos de países limítrofes, residentes em municípios fronteiriços ao município sede do Programa).
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