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Mestrado e Doutorado em Educação

Mestrado e Doutorado em Educação

Histórico

Histórico do curso:

 

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), nível Mestrado e Doutorado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), foi criado no ano de 2006, com 10 docentes, na área de concentração “Sociedade, Estado e Educação”. A primeira turma iniciou suas atividades em 2007, vinculado a apenas uma Linha de Pesquisa: Educação, Políticas Sociais e Estado.

De 2013 a 2017 o Programa contava com quatro linhas de pesquisa: (a) Educação, Políticas Sociais e Estado; (b) História da Educação; (c) Formação de Professores e Processos de Ensino e Aprendizagem e (d) Ensino de Ciências e Matemática.

Em 2016, seguindo a política de expansão da pós-graduação na UNIOESTE, foi aprovado na área de Ensino, o Programa de Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) cuja primeira turma foi implementada em 2017. Nesta ocasião, cinco docentes do PPGE, que compunham a linha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática, migraram para o recém-criado PPGECEM, e optaram por permanecer como colaboradores na linha Ensino de Ciências e Matemática até a conclusão das orientações. Apenas dois docentes da linha de Ensino de Ciências e Matemática permaneceram no PPGE na categoria de permanentes. Diante desse fato, o Colegiado do PPGE aprovou a incorporação do docente Vilmar Malacarne, a partir do ano de 2018, na linha de Pesquisa Formação de Professores e Processos de Ensino e Aprendizagem, e deliberou que não seriam ofertadas vagas para o processo de seleção de alunos regulares para ingresso a partir de 2018 nesta linha. Desse modo, a partir de 2018, o Programa passou a abrir processo de seleção para aluno regular em três linhas de pesquisa: (a) Educação, Políticas Sociais e Estado, (b) História da Educação e (c) Formação de Professores e Processos de Ensino e Aprendizagem. Os alunos remanescentes do último processo seletivo para a linha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática defenderam suas dissertações em 2019.  

Em março de 2019 foi aprovada a proposta para a abertura do curso de Doutorado que havia sido submetida à CAPES em 2017. A partir da aprovação do curso de Doutorado a área de concentração do programa passa a ser “Educação”, deixando de ser “Sociedade, Estado e Educação”, como era em 2006, quando o programa foi criado. Durante o ano de 2019 foram feitos os trâmites institucionais para aprovação do regulamento e do Projeto Político-Pedagógico do curso de Doutorado e Mestrado em Educação. No segundo semestre de 2019 foi realizado o processo de seleção da primeira turma de Doutorado, que iniciou suas atividades em 2020, com 13 alunos regulares.

Em 2020, em função da pandemia do COVID-19, as atividades do PPGE (disciplinas, bancas, orientações e reuniões de grupos de pesquisa) foram realizadas de modo remoto. No segundo semestre foi realizado o processo seletivo para alunos regulares, também em formato remoto, que selecionou 34 discentes para o mestrado e 13 para o doutorado.

Até o ano de 2020 foram ofertadas 14 turmas, atendendo um total de 407 alunos.

Institucionalmente o PPGE está vinculado ao Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), setor que congrega no campo da Pós-Graduação, além do PPGE, o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL - Mestrado e Doutorado) e o Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Na Graduação o CECA oferece as Licenciaturas em Letras (diurno) e em Pedagogia (diurno e noturno). No âmbito da Administração Superior, o PPGE vincula-se com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), integrando o conjunto de 37 programas de pós-graduação stricto sensu da UNIOESTE, totalizando 54 Cursos de Pós-Graduação, sendo 37 de Mestrado (dos quais 2 em rede e 2 em associação de IES) e 17 de doutorado (sendo 1 em associação de IES).

O PPGE realiza ações, atividades e consecução de projetos em conjunto com o PPGL, o que possibilita a aproximação entre as Linhas de Pesquisa comuns, bem como a obtenção de financiamentos que possibilitam o alcance de estruturas e equipamentos compartilhados. Em sua grande maioria estas ações têm como preocupação central a articulação com a Educação Básica. Desde 2017 realizamos, também, atividades em parceria com o Programa de Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM).

Em 2020 iniciaram as atividades da décima quarta turma. Durante o ano de 2020 foram realizadas um total de 38 defesas de dissertação. Temos neste momento um total de 121 alunos matriculados.

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