•  
  • Português
  • English
  • Español
Mestrado em Educação - Francisco Beltrão

Mestrado em Educação - Francisco Beltrão

Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa: CULTURA, PROCESSOS EDUCATIVOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

EMENTA: Investigar os processos de formação e inter-relações entre educação, cultura, formação de professores, processos educativos formais e não formais, em suas dimensões teórico-práticas, sócio-políticas e pedagógicas.

Caracterização: As diversidades culturais e sociais que permeiam os espaços educativos e evidenciam as particularidades dos sujeitos envolvidos – crianças, jovens, homens, mulheres, negros, indígenas, moradores do campo, da cidade, pobres etc. –, colocam-se como desafios à formação dos professores e, ao mesmo tempo, interpelam para a necessidade de pesquisas que levem em conta tais sujeitos. Os processos educativos, fazem a mediação entre os indivíduos e a cultura por meio de diferentes articulações no âmbito do espaço social e da linguagem, contribuindo para a formação humana. Entendendo-se, pois, a educação como forma por meio da qual os seres humanos se apropriam da cultura, ao mesmo tempo em que a produzem e modificam, valoriza-se o estudo de diferentes formas culturais presentes na pesquisa, no ensino e nas práticas educativas. Volta-se também para a elaboração de investigações que envolvam a análise e formulação de propostas e práticas no campo das políticas de formação de professores. Entre os temas que integram a linha, destacam-se: gênero, memória e identidade; infância e juventude; movimentos sociais; ensino e aprendizagem de conteúdos escolares e não escolares; linguagem e etnias; formação e trabalho docente; educação superior e processos formativos, políticas de formação inicial e continuada de professores da educação básica e superior e processos de desenvolvimento humano.

CORPO DOCENTE PEMANENTE:

Docente

IES

Área de Titulação

Dr. André Pereira Pedroso

Universidade Estadual de Campinas

Ensino de Ciências e Matemática

Drª. Andreia Agda Silva Honorato

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Serviço Social

Drª. Ângela Maria Silveira Portelinha

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Educação

Drª. Caroline M. Cortelini Conceição

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Educação

Drª. Giseli Monteiro Gagliotto

Universidade Estadual de Campinas

Educação

Drª. Janaina Damasco Umbelino

(Permanente 2017 - 2024)

Universidade Federal de Santa Catarina

Educação

Drª. Karin Cozer de Campos

Universidade Federal de Santa Catarina

Educação

Drª. Mafalda Nesi Francischett

Universidade Estadual Paulista

Geografia

Drª. Roseli de Fátima Rech Pilonetto

Universidade Federal de Pelotas

Educação

Drª. Sônia Maria Marques dos Santos

(Permanente 2012 - 2024)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Educação

Drª. Vanice Schossler Sbardeloto

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Geografia

DOCENTES COLABORADORES:

Docente

IES

Área de Titulação

Drª. Egeslaine de Nez

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Educação

Drª. Janaina Damasco Umbelino

(Colaboradora a partir de 2025)

Universidade Federal de Santa Catarina

Educação

 

Linha de Pesquisa: SOCIEDADE, CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO

EMENTA: A Linha de Pesquisa promove investigações, estudos e debates sobre as relações entre Sociedade, Conhecimento e Educação, tendo como alicerce os fundamentos históricos, filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da educação.

Caracterização: A sociedade é o conjunto das relações sociais concretas que se constituem ao longo da história. Os elementos que compõem estas relações sociais concretas e unem os indivíduos numa determinada sociedade podem ser de caráter cultural, político, econômico, linguístico, institucional e moral. A compreensão desse conjunto de relações permite perceber formas de organização e prática social nos diferentes tempos e espaços, possibilitados por fatores históricos, econômicos, culturais, políticos, geográficos ou educacionais. Por sua vez, o conhecimento caracteriza-se como expressão conceitual e valorativa da prática social. A pesquisa sobre o processo de conhecimento possibilita explicitar as diferentes formas encontradas pela sociedade para se desenvolver. Nessa relação, tanto a educação formal, como a não formal, é construída social e historicamente. A pesquisa sobre as relações sociais possibilita desvelar as contradições para pensar e desenvolver práticas educativas emancipatórias. Dentre os temas de pesquisa destacam-se: a história e a historiografia da educação; epistemologia da pedagogia; correntes de pensamentos pedagógicos e filosóficos; transformações na esfera produtiva, tendo o trabalho como princípio educativo; as políticas educacionais; as formas de financiamento e gestão dos sistemas educacionais; avaliação da qualidade da educação; políticas e práticas curriculares; movimentos sociais e educação do campo; os processos formativos da juventude; processos de subjetivação proporcionados por práticas educativas; educação dos agentes do controle social.

CORPO DOCENTE PERMANENTE:

Docente

IES

Área de Titulação

Dr. André Paulo Castanha

Universidade Federal de São Carlos

Educação

Dr. Carlos Antônio Bonamigo

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Educação

Drª. Cecília Maria Ghedini

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Políticas Públicas e Formação Humana

Dr. Clésio Acilino Antonio

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Educação

Drª. Daniela De Maman

Universidade Federal de Pelotas

Educação

Drª. Daniele Prates Pereira

Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

Sociedade, Cultura e Fronteiras

Dr. Eduardo Nunes Jacondino

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Sociologia

Dr. Elmer da Silva Marques

Universidade Federal do Paraná

Direito

Drª. Franciele Soares dos Santos

Universidade Federal de Pelotas

Educação

Drª. Suely Aparecida Martins

Universidade Federal de Santa Catarina

Sociologia Política

DOCENTE COLABORADOR:

Docente

IES

Área de Titulação

Dr. Célio Roberto Eyng

Universidade Federal de Pelotas

Educação

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.