Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa: CULTURA, PROCESSOS EDUCATIVOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EMENTA: Investigar os processos de formação e inter-relações entre educação, cultura, formação de professores, processos educativos formais e não formais, em suas dimensões teórico-práticas, sócio-políticas e pedagógicas.
Caracterização: As diversidades culturais e sociais que permeiam os espaços educativos e evidenciam as particularidades dos sujeitos envolvidos – crianças, jovens, homens, mulheres, negros, indígenas, moradores do campo, da cidade, pobres etc. –, colocam-se como desafios à formação dos professores e, ao mesmo tempo, interpelam para a necessidade de pesquisas que levem em conta tais sujeitos. Os processos educativos, fazem a mediação entre os indivíduos e a cultura por meio de diferentes articulações no âmbito do espaço social e da linguagem, contribuindo para a formação humana. Entendendo-se, pois, a educação como forma por meio da qual os seres humanos se apropriam da cultura, ao mesmo tempo em que a produzem e modificam, valoriza-se o estudo de diferentes formas culturais presentes na pesquisa, no ensino e nas práticas educativas. Volta-se também para a elaboração de investigações que envolvam a análise e formulação de propostas e práticas no campo das políticas de formação de professores. Entre os temas que integram a linha, destacam-se: gênero, memória e identidade; infância e juventude; movimentos sociais; ensino e aprendizagem de conteúdos escolares e não escolares; linguagem e etnias; formação e trabalho docente; educação superior e processos formativos, políticas de formação inicial e continuada de professores da educação básica e superior e processos de desenvolvimento humano.
CORPO DOCENTE PEMANENTE:
Docente |
IES |
Área de Titulação |
Dr. André Pereira Pedroso |
Universidade Estadual de Campinas |
Ensino de Ciências e Matemática |
Drª. Andreia Agda Silva Honorato |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Serviço Social |
Drª. Ângela Maria Silveira Portelinha |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Educação |
Drª. Caroline M. Cortelini Conceição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS |
Educação |
Drª. Giseli Monteiro Gagliotto |
Universidade Estadual de Campinas |
Educação |
Drª. Janaina Damasco Umbelino (Permanente 2017 - 2024) |
Universidade Federal de Santa Catarina |
Educação |
Drª. Karin Cozer de Campos |
Universidade Federal de Santa Catarina |
Educação |
Drª. Mafalda Nesi Francischett |
Universidade Estadual Paulista |
Geografia |
Drª. Roseli de Fátima Rech Pilonetto |
Universidade Federal de Pelotas |
Educação |
Drª. Sônia Maria Marques dos Santos (Permanente 2012 - 2024) |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Educação |
Drª. Vanice Schossler Sbardeloto |
Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Geografia |
DOCENTES COLABORADORES:
Docente |
IES |
Área de Titulação |
Drª. Egeslaine de Nez |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Educação |
Drª. Janaina Damasco Umbelino (Colaboradora a partir de 2025) |
Universidade Federal de Santa Catarina |
Educação |
Linha de Pesquisa: SOCIEDADE, CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO
EMENTA: A Linha de Pesquisa promove investigações, estudos e debates sobre as relações entre Sociedade, Conhecimento e Educação, tendo como alicerce os fundamentos históricos, filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da educação.
Caracterização: A sociedade é o conjunto das relações sociais concretas que se constituem ao longo da história. Os elementos que compõem estas relações sociais concretas e unem os indivíduos numa determinada sociedade podem ser de caráter cultural, político, econômico, linguístico, institucional e moral. A compreensão desse conjunto de relações permite perceber formas de organização e prática social nos diferentes tempos e espaços, possibilitados por fatores históricos, econômicos, culturais, políticos, geográficos ou educacionais. Por sua vez, o conhecimento caracteriza-se como expressão conceitual e valorativa da prática social. A pesquisa sobre o processo de conhecimento possibilita explicitar as diferentes formas encontradas pela sociedade para se desenvolver. Nessa relação, tanto a educação formal, como a não formal, é construída social e historicamente. A pesquisa sobre as relações sociais possibilita desvelar as contradições para pensar e desenvolver práticas educativas emancipatórias. Dentre os temas de pesquisa destacam-se: a história e a historiografia da educação; epistemologia da pedagogia; correntes de pensamentos pedagógicos e filosóficos; transformações na esfera produtiva, tendo o trabalho como princípio educativo; as políticas educacionais; as formas de financiamento e gestão dos sistemas educacionais; avaliação da qualidade da educação; políticas e práticas curriculares; movimentos sociais e educação do campo; os processos formativos da juventude; processos de subjetivação proporcionados por práticas educativas; educação dos agentes do controle social.
CORPO DOCENTE PERMANENTE:
Docente |
IES |
Área de Titulação |
Dr. André Paulo Castanha |
Universidade Federal de São Carlos |
Educação |
Dr. Carlos Antônio Bonamigo |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Educação |
Drª. Cecília Maria Ghedini |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Políticas Públicas e Formação Humana |
Dr. Clésio Acilino Antonio |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Educação |
Drª. Daniela De Maman |
Universidade Federal de Pelotas |
Educação |
Drª. Daniele Prates Pereira |
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu |
Sociedade, Cultura e Fronteiras |
Dr. Eduardo Nunes Jacondino |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Sociologia |
Dr. Elmer da Silva Marques |
Universidade Federal do Paraná |
Direito |
Drª. Franciele Soares dos Santos |
Universidade Federal de Pelotas |
Educação |
Drª. Suely Aparecida Martins |
Universidade Federal de Santa Catarina |
Sociologia Política |
DOCENTE COLABORADOR:
Docente |
IES |
Área de Titulação |
Dr. Célio Roberto Eyng |
Universidade Federal de Pelotas |
Educação |
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