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Mestrado e Doutorado em Letras

Mestrado e Doutorado em Letras

Projeto Pedagógico

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:

Programa de Pós-Graduação em Letras, Área de Concentração em Linguagem e Socie- dade, nível Mestrado e Doutorado (PPGL)

IDENTIFICAÇÃO:

 

CAMPUS

Cascavel

CENTRO

CECA

PROGRAMA

Programa de Pós-Graduação em Letras

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Linguagem e Sociedade

LINHA(S) DE PESQUISA

-  Linguagem: Práticas Linguísticas, Culturais e de En- sino.

-  Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados.

-  Literatura, Memória, Cultura e Ensino.

-  Estudo e Descrição de Fenômenos Linguísticos, Cul- turais e de Diversidade

-  Estudos Discursivos: Memória, Sujeito e Sentido

NÍVEL

Mestrado e Doutorado

NÚMERO DE VAGAS INICIAIS

Até 40 vagas (mestrado) e até 40 (doutorado)

REGIME ACADÊMICO

Semestral

PERIODICIDADE DE SELEÇÃO

Anual

TURNO

Matutino e vespertino

LOCAL DE OFERTA

Cascavel

TOTAL DE CRÉDITOS

46 créditos (Mestrado) - 59 créditos (Doutorado)

TOTAL DE CARGA HORÁRIA

Mestrado – 690 horas Doutorado – 885 horas

ANO DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO

Este projeto entra em vigência a partir de 2020.

TEMPO P/ INTEGRALIZAÇÃO

Mestrado – 24 meses (prorrogável por até 6 meses) Doutorado – 48 meses (prorrogável por até 12 meses)

 

LEGISLAÇÃO SUPORTE AO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:

 

DE CRIAÇÃO DO CURSO

 

Mestrado

Resolução nº 058/2001-COU, de 04 de dezembro de 2001, que aprovou a criação, a implan- tação e o impacto financeiro do Curso de Mestrado em Letras.

Homologado pelo CNE (Portaria MEC 524, DOU 30/04/2008 - Parecer CES/CNE 33/2008). Portaria nº524 de 29 de abril de 2008, conforme Diário Oficial da União, nº82, 30 de abril de 2008.

Portaria 3.949, de 30/12/2002, que reconheceu o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu

em Letras, área de concentração em Linguagem e Sociedade, nível de Mestrado.

 

 

Doutorado

 

Resolução 132/2011-COU, que aprova a criação, a implantação e o impacto financeiro do Curso de Doutorado em Letras da UNIOESTE.

Ofício nº 186-10/2011/CTC/CAAII/CGAA/DAV/CAPES, de 29 de novembro de 2011, que torna público o resultado da avaliação da Proposta de Curso Novo na área de Letras/Linguís- tica - Doutorado em Letras da UNIOESTE.

 

DE AUTORIZAÇÃO DO CURSO

Mestrado

Portaria 3.949, de 30/12/2002, que reconheceu o Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração em Linguagem e Sociedade, nível de Mestrado.

Doutorado

Ofício nº 186-10/2011/CTC/CAAII/CGAA/DAV/CAPES, de 29 de novembro de 2011, que torna público o resultado da avaliação da Proposta de Curso Novo na área de Letras/Linguís- tica - Doutorado em Letras da UNIOESTE.

DE RECONHECIMENTO DO CURSO (Portaria MEC, Parecer CNE, Parecer CAPES)

Mestrado

Homologado pelo CNE (Port. MEC 1077, de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, seç. 1, p. 25)

Doutorado

Homologado pelo CNE (Port. MEC 1.324, de 08/11/2012, DOU 09/11/2012, seç.1, p.8)

 

 

CARACTERIZAÇÃO DA PROPOSTA:

 

CONTEXTUALIZAÇÃO INSTITUCIONAL E REGIONAL DO PROGRAMA

O Programa de pós-graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade, da UNIOESTE, Campus de Cascavel, foi credenciado pela Capes, Portaria nº 3.949-MEC, de 30/12/2002, tendo suas atividades iniciado em 18/02/2003. As atividades do Programa de pós-graduação em Letras, área de concentração em Linguagem e Sociedade, níveis de Mes- trado e Doutorado respondem à demanda de desenvolvimento acadêmico, científico, tecno- lógico e cultural das regiões de abrangência da instituição e de outras regiões do Paraná e de diversos Estados do país. O Programa também, estabelece relações acadêmicas, cientí- ficas e de inovação com grupos de pesquisadores de países da América Latina e de outros continentes, cujos interesses de pesquisa voltam-se para a formação continuada para pro- fessores em contextos de bilinguilidade, bidialetalismo, processos identitários, línguas e cul- turas em contato. As pesquisas contribuem com investigações que tenham como pauta o perfil do fronteiriço e suas relações com fenômenos relacionados ao ensino de Língua, Lite- ratura e de diversas linguagens, com destaque para a formação de professores e de pesqui- sadores contemplados na grande área Letras e Linguística. Em especial, devem ser desta- cadas contribuições do Programa com a formação continuada de docentes da Educação Bá- sica e do Ensino Superior, e, quanto aos primeiros, ressaltam-se ainda, a contribuição de docentes do Programa com Projetos PIBID, PARFOR, PROFLETRAS, Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE), Programa de Consoli- dação das Licenciaturas Prodocência - Núcleo de formação docente e prática de ensino – NUFOPE/Edital PRODOCÊNCIA/CAPES, entre outros. A contribuição com a formação con- tinuada de docentes da Educação Básica e do Ensino Superior atende a demandas em situ- ação de fronteira e relativas ao ensino nas regiões de abrangência do Programa. Registre-se a participação e coordenação de docentes no Programa Federal da Rede e-Tec Brasil, vi- sando atender ao desafio e à implementação de ações inovadoras de gestão, de docência e de produção de materiais impressos e digitais para a Rede e-Tec Brasil, em atendimento às demandas sociais contemporâneas. Destaca-se, ainda, a participação de docentes do Pro- grama no NEADUNI – Núcleo de Formação a Distância – no atendimento à docência na graduação, em Curso de Letras Libras Licenciatura e Bacharelado, visando à formação de professores de outros profissionais na área. É preciso mencionar a contribuição dos docentes nas discussões sobre reformulação dos cursos de Licenciatura em Letras da instituição, e indiretamente nas discussões de outras áreas, tais como História, Filosofia, Sociologia, Pe- dagogia, Pedagogia para Educadores do Campo, Secretariado Executivo Bilíngue, Licencia- tura em Libras Tradutor/Intérprete, entre outros. Citam-se ainda a participação dos docentes em assessorias pedagógicas a cursos da área de Letras e Linguística ofertados por universi- dades públicas e privadas das regiões de abrangência da UNIOESTE.

 

INDICADORES DO PROGRAMA – BREVE HISTÓRICO

 

O Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade, da UNIOESTE, Campus de Cascavel, foi credenciado pela Capes, Portaria nº 3.949-MEC, de 30/12/2002, tendo suas atividades para o mestrado iniciadas em 18/02/2003 e para o doutorado em 2011, O Projeto do Doutorado em Letras foi aprovado conforme consta da Ficha de Avaliação/Proposta/APCN nº 7326, solicitação 7276, e pelos Conselhos Superiores da instituição, conforme Resoluções nº 132/2011/COU, 314/2011/CEPE e 315/2011/CEPE.

Inicialmente, o Programa organizou-se em torno de uma área de concentração e de três li- nhas de pesquisa: Linguagem e Cultura, Linguagem e Ensino e Funcionamento dos

 

Mecanismos Linguísticos. A partir de 2020, o Programa mantém a mesma área de concen- tração, mas reconfigurou suas linhas de pesquisas, ampliando-as para cinco, a saber: a) Linguagem: Práticas Linguísticas, Culturais e de Ensino; b) Estudo e Descrição de Fenôme- nos Linguísticos, Culturais e de Diversidade; c) Estudos Discursivos: Memória, Sujeito e Sen- tido; d) Literatura, Memória, Cultura e Ensino; d) Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados. Em seu histórico inicial, 2003/2004, o Programa obteve nota 3, man- tendo esta nota no primeiro triênio completo, 2005 a 2007. Realizados ajustes e adequações inerentes a um programa novo, com apoio de consultores da Capes, nova configuração das linhas e projetos de pesquisa, o Programa obteve nota 4 no triênio 2008 a 2010. No segundo semestre de 2011 realizou-se o primeiro processo seletivo para o nível de doutorado. No triênio 2011 a 2013, o Programa alcançou uma conceituação máxima em 90% dos itens da ficha de avaliação, contudo, manteve a nota 4, em virtude de estar com a primeira turma de doutorado em andamento, tempo insuficiente para apresentar primeiros resultados e defesas doutorado. O Doutorado Institucional trouxe um novo desafio ao PPGL: exigiu um corpo do- cente mais capacitado por meio de estágio pós-doutoral e de atividades acadêmicas exerci- das como pesquisadores visitantes em outras IES (nacionais e internacionais), implementou a produção intelectual, fortaleceu a pesquisa no nível de mestrado, qualificou a publicação em livros, periódicos e eventos, possibilitou o fortalecimento dos grupos de pesquisa em diálogos interinstitucionais (nacionais e internacionais), por meio de parcerias acadêmicas e científicas, o que possibilitou ao Programa concorrer aos Editais de bolsas PDSE/CAPES e PNPD/CAPES e manter bolsas produtividade em pesquisa da Fundação Araucária e bolsas do CNPq, culminando com a nota 5 junto a CAPES, no quadriênio 2014-2017. Com foco nos desafios colocados pela Capes para a área de Letras e Linguística, a saber: interdisciplinari- dade, ações de natureza inter e transdisciplinar, deslocamentos de fronteiras do conheci- mento; contribuição da área para com a Educação Básica e ações de intercâmbio e coope- ração internacional, o Programa segue investindo em implementos na pesquisa, no ensino, na produção intelectual, na articulação dos projetos e linhas de pesquisa, na captação de recursos junto aos órgãos de fomento.

Verificam-se resultados na qualificação e tempo de formação do corpo docente, visibilidade nacional e internacional dos resultados de pesquisa, impactos da produção científica, tecno- lógica e de inovação, resultantes das dissertações e teses concluídas, da participação de doutorandos no Programa de Doutorado Sanduíche da Capes, de pesquisadores no Pro- grama Bolsa PNPD/Capes e de diversos projetos aprovados para participação de pesquisa- dor sênior com bolsa para atuação no Programa.

Atualmente, o corpo docente é composto por 31 professores (25 permanentes, 03 colabora- dores, 03 visitantes) que orientam no mestrado, destes, 24 orientam no doutorado. Quanto à qualificação, 16 são pós-doutores. Quanto ao tempo de formação e atuação, 10 são docentes associados, 09 são docentes aposentados que continuam como pesquisador sênior da pró- pria instituição e 03 docentes atuam no Programa como pesquisador sênior com bolsa FA/Ca- pes (bolsa de fixação, editais próprios para pesquisador externo ao Programa).

Quanto ao potencial para formação de recursos humanos, destaca-se que de 2003 até 2019, o Programa formou 359 Mestres, 48 Doutores, acolheu e subsidiou 15 projetos de estágio pós-doutoral.

Neste breve histórico do Programa, atesta-se o compromisso de seu corpo docente na for- mação de recursos humanos qualificados para atuar na área de Letras e Linguística em todo o país, conforme dados de acompanhamento de egressos. Registra-se que 60% dos

 

 
 

egressos do PPGL foram aprovados em concursos em universidades estaduais e federais e atuam no ensino superior em diferentes estados brasileiros. 30% obteve aprovação em con- cursos públicos em institutos federais de Educação e Núcleos Regionais de Educação e atuam na Educação Básica. 20% atuam em Secretarias Municipais ou Núcleos Regionais de Educação em atividades pedagógicas da área. 10% atuam em atividades diversas, incluindo editoras, jornalismo e comunicação. Quanto à formação continuada dos egressos registra-se que dos 407 concluintes (mestres e doutores), no período que compreende 2003 a 2019, uma média de 63% a 65% foram aprovados em processos seletivos para doutorado, incluindo em suas opções o Programa da área de Letras e Linguística da Unioeste, Programas em Letras e Linguística de diferentes Estados brasileiros, a exemplo do PR, SC, RJ, SP, MS e outros.

Até o primeiro semestre de 2020, registra-se a realização do processo de seleção para a 18ª turma de Mestrado e 8ª turma de Doutorado. O tempo médio de conclusão do curso de Mes- trado é de 24 meses e de 48 meses para o curso de Doutorado.

OBJETIVOS DO CURSO

1.  Contribuir para a elevação da competência científica e acadêmica da Universidade e do Estado, da comunidade local e regional, a partir das características sócio-histórico- econômicas e culturais próprias.

2.   Promover a formação de recursos humanos e a capacitação de profissionais para a compreensão sócio-histórica do sistema linguístico, dos diferentes significados e valorações encontrados nas formas da língua e da produção literária e artística em uma cultura multifacetada, suas relações nos processos formais, semi-formais e informais de ensino- aprendizagem e o funcionamento dos mecanismos linguísticos e culturais que engendram as identidades sociais na complexa relação linguagem e sociedade.

3.  Atender às necessidades de verticalização do ensino e da pesquisa na região, bem como da formação acadêmica docente para atuar na Educação Básica e no Ensino Superior.

4.       Incrementar o intercâmbio cultural, sustentado na pluriculturalidade e multirreferencialidade, preservando os interesses dos variados grupos étnicos, os das instituições públicas e dos segmentos sociais que contribuem para o fomento da cultura e a para a preservação da memória histórica e social.

5.  Participar do desenvolvimento de estratégias que viabilizam o entendimento da formação da identidade histórica dos indivíduos situadas em espaços, territórios, culturas, descortinadas pelo conhecimento científico e pelas práticas sociais.

6.  Propiciar a articulação entre os graus de ensino universitário (graduação, especialização lato sensu) a extensão e a pós-graduação Stricto Sensu visando a ações específicas de curto e médio prazo que atendam à melhoria da qualidade de ensino e das práticas educativas.

7.  Viabilizar o aproveitamento do potencial docente da instituição na articulação entre os projetos de pós-graduação Stricto e Lato Sensu dos diferentes colegiados (multi-campi) com os demais projetos da UNIOESTE.

8.  Atender às necessidades de verticalização do ensino e da pesquisa na região, bem como da formação acadêmica docente nos níveis fundamental, médio e universitário.

 

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