Projetos culturais da Unioeste
Coral HUOP Encanta Unioeste
A criação e manutenção de um coral dentro do Hospital Universitário, formado pelos agentes universitários, funcionários terceirizados, docentes, discentes e comunidade externa, é essencial para fomentar a qualidade de vida, tanto dos próprios funcionários, quanto da comunidade em geral que se utiliza dos serviços de saúde ofertados pelo Hospital. Todos podem usufruir desta atividade enquanto coralista ou ouvinte.
Coordenador(a): Marcos Freitas de Moraes.
Ucranianas no Brasil - Interculturalidade na Comunidade
O projeto Ucranianas no Brasil: Interculturalidade na Comunidade é um projeto desenvolvido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná em conjunto com os Programas de Pós-graduação vinculados, PPGSCF e PGDRA, e com bolsistas do Programa Institucional Universidades Amig@s: acolhimento extensionista aos cientistas. A participação dos Cientistas ucranianos, visa contribuir para uma sociedade mais ampla, justa e resiliente, através do desenvolvimento de educação de qualidade, da defesa dos direitos humanos e do respeito às distintas culturas.
Coordenador(a): Rafael Mattiello.
CINECECA - Fruição e crítica
O cineclube CINECECA é um espaço democrático, educativo, politicos, artistico sem fins lucrativos que contribuem na formação de público, pois, além estimular as pessoas a assistirem a obras audiovisuais, também promove rodas de discussões. As obras exibidas passarão por curadorias temática e colocará o espectador em contato com diferentes cinematografias, narrativas, estéticas e culturas. O espaço será um local com oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o processo criativo e para trocar experiências a respeito da sétima arte. Diante disso, busca-se a fruição estética baseada no prazer da contemplação dos múltiplos formato artístico e diversidade temática.
Coordenador(a): Antonio Marcio Ataide.
Coral Unioeste Encanta Cascavel
A criação e manutenção de um coral universitário é essencial para o acesso à cultura artística. Tanto da comunidade acadêmica, quanto da população em geral que pode usufruir desta atividade enquanto coralista ou ouvinte. A atuação de três profissionais com formação e experiência específicas (regente, pianista acompanhador e preparador vocal) amplia significativamente o nível de qualidade técnica e artística, possibilitando a todos executar com maestria qualquer tipo de obra: folclórica, popular ou erudita. Desta forma, a tradição da unioeste como uma das melhores universidades do páis, estará presente também neste trabalho artístico.
Coordenador(a): Valdecir Soligo.
Grupo de Teatro Universitário Digressão Cênica
O Projeto Grupo de Teatro Universitário: Digressão Cênica , em concordância com os objetivos da política extensionista do Centro de Educação Comunicação e Artes da UNIOESTE, propõe colaborar com a preservação e desenvolvimento cultural e artística da região fomentando grupo de teatro, artes performáticas, apreciação de arte e formação de plateia, e oferecendo estudos teóricos e práticos de Teatro aos seus participantes. As atividades desenvolvidas visam proporcionar outras possibilidades de reflexão a partir de diferentes linguagens, particularmente, aquelas vinculadas às artes cênicas. Composto por 140 horas de trabalho anuais, desenvolvidas em encontros semanais presenciais, visamos a elaboração e produção de espetáculo teatral a partir de estudos de textos e autores e do desenvolvimento dos membros através de exercícios e técnicas.
Coordenador(a): Valdecir Soligo.
Kula - Webrádio Universitária
A Webrádio Kula Universitária é uma alternativa para suprir as demandas de comunicação a Unioeste e a sociedade. A emissora com transmissão exclusiva pela internet objetiva oportunizar a comunidade acadêmica e a demais interessados um espaço de informação, lazer, convivência e socialização de conhecimentos. Sua programação é executada por colaboradores do projeto através da apresentação de programas semanais que são transmitidos ao vivo e reprisados. A Kula Webrádio Universitária almeja na construção de ambientes de convivência possibilitando um espaço dc aproximação entre acadêmicos e comunidade externa.
Coordenador(a): Carlos Renato Moiteiro.
Artes & Artes - Manualidades, artesanato e arte como formas de expressão
Este projeto visa dar continuidade às atividades que vêm sendo desenvolvidas no Campus, passando da literatura para a pintura acadêmica em tela, depois da escultura em arte etrusca, da pintura em aquarela ao mosaico. Foi trabalhado anteriormente com a terceira idade, jovens da comunidade, professores e funcionários da UNIOESTE. O projeto visa desenvolver habilidades, muitos das quais se transformaram em uma renda extra para muitos desses aprendizes e completar a formação dos profissionais da educação. É ofertado tanto para a comunidade interna quanto externa à universidade.
Coordenador(a): Soraya Moreno Palácio.
Coral Unioeste Toledo
A vantagem do canto coral sobre suas práticas musicais ocorre por ser uma atividade coletiva e participativa, tem relevância nas inter-relações dos seres humanos. Este projeto objetiva oportunizar a valorização, o bem-estar, a cultura, bem como o espaço para a expressão da arte através do canto coral. Os cantores estarão em contato com as diversas formas musicais, utilizando-as em vários contextos seja no ''Fazer Musical''- através do estudo e formação do repertório de canto em grupo e na ''Apreciação Musical''. Os ensaios acontecerão de forma descontraída onde os participantes terão que participar efetivamente das atividades propostas; os conteúdos musicais serão apresentados em forma de jogos e canções; a apreciação musical estará vinculada ao repertório ensaiado porposto pelo regente responsável; utilização de um repertório voltado à música Popular brasileira, música regional em especial do múnicipio de Toledo, Diversidades culturais, através de um repertório nacional e internacional. Espera-se obter uma promoção da Unioeste na região de Toledo através de atividades de canto coral, como resgate da identidade cultural desta microrregião.
Coordenador(a): Anna Maria Lorenzoni.
Teatro Escola Unioeste 2024 (TEU)
O projeto, “Teatro Escola Unioeste” (TEU), é fundado na luta diária que atores, atrizes, diretores e arte-educadores travam para clarear as sociedades e seus representantes. Coordenado pela professora Dra. Ester Maria Dreher Heuser, e dirigido pelo ator e doutorando em filosofia, Everton Diego Teles (ambos do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE), o TEU busca, a partir do método de pesquisa e interpretação desenvolvido por Bertolt Brecht, permitir aos alunos/atores o autoconhecimento e a capacidade de se expressarem melhor, desenvolvendo habilidades de comunicação verbal e corporal. Seguindo Brecht, e a ideia de que o palco é um possível espaço para análise e crítica social, o TEU prevê “estimular no público uma atitude de crítica e vigilância, raciocínio e a análise dos problemas sociais” (ROSENFELD, 2012, p. 51). Assim, explora-se as ideias de “coringa” e de “quebra da quarta parede”, além das técnicas do ator e diretor Constantin Stanislavsky, especialmente suas noções de “memória emotiva”, “ação”, e “imaginação” contidas nas obras, A preparação do ator (1979), e A construção da personagem (1989). Em 2024, o projeto prevê montar e apresentar nos dias 3 e 4 de agosto, três espetáculos (A Dificuldade de Governar e Louvor do Esquecimento – ambas inspiradas nos poemas de Bertolt Brecht -, e As Pessoas da Sala de Jantar – de Ivan Lovison), durante a primeira mostra de cenas curtas do TEU. Além da mostra, o grupo pretende apresentar a peça, A Guerra (de Ivan Lovison), durante o encerramento do XXVII Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da Unioeste. Para 2025, o grupo ainda pretende realizar o “TEU Sarau – 1ª Edição”. Assim, o “Teatro Escola Unioeste” visa fortalecer o ensino e a pesquisa acadêmicas, contribuindo com toda a comunidade toledana.
Coordenador(a): Ester Maria Dreher Heuser.
Grupo Musicena
A Oficina de Criação Musical e Cênica objetiva a preparação e implementação de espetáculo músico-teatral voltado à infância sobre os dilemas da contemporaneidade, especialmente relacionados às questões de gênero e etnia. Pautando-se na utilização de metodologias de experimentação e improvisação musical e cênica, oferece até 15 vagas para colaboradores externos, especialmente egressos do Curso de Pedagogia da Unioeste - campus de Francisco Beltrão e até 10 vagas para colabores internos, especialmente acadêmicos do Curso de Pedagogia da Unioeste - matutino. A periodicidade dos encontros será semanal, no horário noturno, com 03 horas de duração cada. Espera-se que o projeto contribua com a formação artística das pessoas envolvidas e fomente no público prazer estético.
Coordenador(a): Célio Roberto Eyng.
O estudo do espaço na dança e no teatro
O projeto de extensão universitária propõe a realização de oficinas de teatro e danças tradicionais no campus da Unioeste Francisco Beltrão, com o objetivo de fomentar a arte e a cultura na Universidade e contribuir para a formação integral dos estudantes. O projeto será guiado pela busca do espaço e conhecimento dele, dentro e fora do teatro, co-relacionando com base nas referências de Milton Santos e Marandola Jr. Para a realização das oficinas, serão utilizadas técnicas como Viola Spolin e os jogos teatrais, experimental e técnicas do teatro do oprimido de Augusto Boal. Espera-se que o projeto contribua para o desenvolvimento humano e social dos participantes, proporcionando um espaço de reflexão e diálogo sobre a arte e o indivíduo.
Coordenador(a): Marina Sória Castellano.
UNICIA - Teatro Universitário
O Projeto UNICIA Teatro Universitário, teve origem no Curso de Interpretação Teatral que foi uma iniciativa do Programa ÍNDIOS, por meio do Projeto COLA - Ciclo de Oficinas de Lazer e Artes em parceria com a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, por meio do Projeto “Foz Fazendo Arte”. Desta iniciativa com o apoio da Diretora Teatral, Sandra Schiavin, surgiu a UNICIA. O objetivo é montar a companhia de teatro da UNIOESTE – Campus de Foz do Iguaçu, oportunizando aos acadêmicos e membros da comunidade o exercício teatral e a inserção no mundo das artes cênicas, Assim como seus benefícios, promovendo a sociabilidade, a superação da timidez, a melhoria da comunicação verbal e corporal, aumento da autoestima, evidenciando a empatia e a criatividade.
Coordenador(a): Sérgio Luiz Winkert.
Dia da Arte
O projeto Dia da Arte foi idealizado e é desenvolvido desde 2018 com objetivos de realizar debates e ações de cultura, integração das dirversas manisfestações artísticas, valorização dos talentos dos(as) acadêmicos (as) e demais colaboradores da Universidade. Visa promover vivências entre acadêmicos (as), docentes e servidores(as) do Campus do Foz do Iguaçu, comunidade externa, agentes de cultura da região, intelectuais e artistas convidados. As atividades contemplam a diversidade multicultural, observando as diretrizes mencionadas nos objetivos: valorizar e destacar os talentos da Unioeste, desenvolver o imaginário artístico e cultural e contribuir para o desenvolvimento intelectual e humano.
Coordenador(a): Cleiser Schenatto Langaro.
Campo-cidade - cultura, território e patrimônios culturais nos estudos geográficos
Mediante pesquisa bibliográfica em teses, dissertações, artigos científicos, matérias de jornais, vídeos etc., o presente projeto objetiva continuar pesquisando o tema das relações cidade-campo no período contemporâneo, especialmente no âmbito territorial brasileiro, evidenciando e apurando o papel e importância da cultura, notadamente no que tange à importância dos patrimônios culturais e territoriais nos processos e ações ligados à (re)produção e formas de sobrevivência, bem como as (des-re)territorializações de homens, mulheres, grupos/classes sociais no território brasileiro, paranaense e do Sudoeste do Paraná. Tal qual corroboram as pesquisas, a cultura (material e simbólica) participa que modo ativo nas dinâmicas de produção dos territórios e na ativação de patrimônios territoriais que podem ser utilizados pelos sujeitos/grupos/populações/movimentos sociais das cidades e campos. Desse modo estudar a cultura e os patrimônios territoriais na Geografia é um tema importante para debater a questão do desenvolvimento territorial das populações de cidades-campos, na busca de contribuir para a produção da (re)existência e a construção de vidas dignas, renda e justiça socioespacial para as populações.
Coordenador(a): Luiz Carlos Flávio.
Sarau matinal: liberdade para existir
A universidade é um ambiente no qual é construído o conhecimento. Esse ambiente formal de ensino muitas vezes acaba sendo fortemente influenciado pelo ensino tradicional, herança de abordagens em que a relação se dava de forma vertical: professor-aluno. Apesar de termos novas vertentes de ensino, abordagens que surgiram para romper com isso, percebemos que em meio a muitas disciplinas formais e vastos conteúdos, o aluno tem pouco espaço para usar a criatividade e, sobretudo, para se expressar enquanto ser humano. Devemos lembrar que a maioria dos acadêmicos ainda se encontra na adolescência, um momento em que as relações interpessoais influenciam sobremaneira a constituição da identidade. Além disso, com a recente pandemia, as relações interpessoais ficaram ainda mais prejudicadas e as pessoas estão tendo ainda mais dificuldade se de expressar. Assim, propomos a intervenção intitulada “Sarau matinal: liberdade para existir” para que os docentes e discentes possam compartilhar suas manifestações artísticas, promovendo, dessa forma, um ambiente que incentive a criatividade, a expressão do ser, o crescimento do “eu”, a construção da identidade. Acreditamos, assim, contribuir com a qualidade de vida no ambiente acadêmico, com a saúde mental e emocional, com uma atividade de entretenimento, mas acima de tudo, de sensibilização e humanização.
Coordenador(a): Luciane Watthier.
Núcleo de Estudos em Artes da Cena
O Núcleo de Estudos em Artes da Cena será formado por artistas de teatro, dança, música, circo, palhaçaria, produção teatral e áreas afins, que buscam o aprofundamento de seus conhecimentos, objetivando melhorar o campo profissional das Artes Cênicas da região de Cascavel, Oeste do Paraná, com a troca de conhecimentos sólidos, adquiridos por formação superior e\ou trajetória profissional nas áreas das artes da cena. A metodologia utilizada é a horizontalização dos conhecimentos e propostas, que virão de todos os integrantes que possuem alguma técnica ou conhecimento que possa contribuir com o aprimoramento do grupo, resultando em experimentações cênicas que podem ou não se transformar em produtos cênicos a serem apresentados ao público. Com o projeto, esperamos aprofundar a troca de conhecimentos, a integração artística e a construção de ações cênicas que contribuam com a discussão em torno das práticas contemporâneas e pós-dramáticas de teatro, objetivando inserir Cascavel e região no rol de pesquisas avançadas nas Artes da Cena. O Grupo de Estudos em Artes da Cena já realiza encontros de estudos há algum tempo e busca, por meio deste projeto institucionalizar sua formação e expandir seus estudos e futuras produções em diálogo com o Núcleo de Estudos Comparados e Pesquisas em Literatura, Cultura, História e Memória na América Latina (NuECP /CECA/PPGL).
Coordenador(a): Beatriz Helena Dal Molin.
Explorando Movimentos - Dança Contemporânea como Expressão Artística e Social na Unioeste
Explorando Movimentos: Dança Contemporânea como Expressão Artística e Social na Unioeste é um projeto de extensão que visa introduzir estudantes universitários, membros da comunidade acadêmica e público em geral à riqueza e diversidade da dança contemporânea. Ao longo do projeto, os participantes terão a oportunidade de mergulhar na história, técnicas e expressões da dança contemporânea, explorando sua relação com questões sociais como gênero, identidade e meio ambiente. O projeto oferece uma abordagem teórico-prática, combinando workshops, palestras, práticas de dança e atividades de criação coreográfica. Guiados por professores e artistas experientes, os participantes desenvolverão habilidades técnicas, criativas e de trabalho em equipe, culminando na apresentação de projetos coreográficos que refletem suas experiências e reflexões. Por meio do projeto, espera-se não apenas promover a apreciação e compreensão da dança contemporânea como uma forma de expressão artística, mas também fomentar diálogos significativos sobre questões sociais e culturais, incentivando a inclusão, a diversidade e o respeito mútuo.
Coordenador(a): Valdecir Soligo.
Yoga na UNIOESTE
As mudanças que ocorrem no meio universitário estudantes experimentam situações de estresse diário, que podem levar a problemas mentais. Este estresse também pode ser acometido pelos professores e funcionários de uma universidade Desta forma, a prática de yoga e meditação para o meio universitário ampliam as percepções do corpo e da mente, desenvolvem a concentração, melhoram a autoestima, equilíbrio e a agilidade. Os professores, os alunos da UNIOESTE e a comunidade externa, através de aulas semanais de yoga com soltura das articulações, posturas (asanas), respiração (pranayama), meditação e do relaxamento final, recebem ferramentas que podem ser utilizadas no seu dia a dia auxiliando a melhorar a saúde física e mental, promovendo a tranqüilidade, prevenindo problemas de posturas e respiratórios. O Yoga mesmo sendo milenar se demonstra tanto no passado quanto nos dias de hoje uma ferramenta poderosa na formação do caráter e da personalidade de quem o pratica.
Coordenador(a): Marcia Regina Simões.