A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) para o ano letivo 2026 promoverá alteração na forma de ingresso aos interessados em conquistar uma vaga em um dos mais de 60 cursos de graduação distribuídos nos cinco Campi da Instituição: Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Toledo.
As vagas para o ingresso nos cursos de graduação passam a ser distribuídas nos processos seletivos da seguinte forma:
- SISU: 20% das vagas ofertadas, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
- Vestibular: processo seletivo próprio para oferta de 60% das vagas nos cursos
- Aprova Paraná Universidades: 20% das vagas ofertadas, utilizando a nota da Prova Paraná Mais (PPR+)
- Unio+: processo seletivo diversificado para ocupação de vagas remanescentes, que podem ser em série inicial, devido à ausência de candidatos nos demais processos seletivos ou em séries posteriores decorrentes de cancelamentos de matrícula, desistência ou transferência acadêmica.
Distribuição de vagas/cotas
Para as séries iniciais, do total de vagas oferecidas, 50% destinam-se à ampla concorrência (Vaga AC) e 50% são reservadas para candidatos oriundos de escolas públicas (Vaga EP), das quais 10% são para candidatos autodeclarados pretos ou pardos (Vaga PP). Também são ofertadas 5% das vagas para a Pessoa com Deficiência (Vaga PCD) em todos os cursos.
SISU x ENEM
SISU é o Sistema de Seleção Unificada do Governo Federal. Para ingressar na Unioeste por meio dessa modalidade, é necessário ter participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Qualquer pessoa pode se inscrever no ENEM, sendo necessário o pagamento de taxa ou a obtenção da isenção. Alunos da última série do Ensino Médio da rede pública não pagam taxa de inscrição.
Após a participação no ENEM, o candidato deve estar atento à publicação do resultado e à abertura das inscrições para o SISU.
Geralmente, o resultado do ENEM é publicado na segunda ou terceira semana do janeiro do ano seguinte à realização prova. Na sequência, são abertas as inscrições para o SISU, quando o candidato pode escolher até duas opções de curso, que podem ser em instituições diferentes, na mesma instituição ou câmpus.
Durante o período de inscrição do SISU, são divulgados resultados parciais que permitem que o candidato avalie sua classificação, podendo alterar suas opções até a data/hora estabelecida em Edital.
Publicado o resultado do SISU, se o candidato for classificado dentro do limite das vagas em qualquer uma das opções escolhidas, é obrigatória a matrícula em Chamada Regular (CR), não sendo possível participar da Lista de Espera em outra opção.
O candidato não classificado em Chamada Regular pode permanecer em lista de espera desde que manifeste seu interesse em continuar aguardando ser convocado, em caso de desistência daqueles que foram convocados anteriormente. O registro de interesse é obrigatório.