•  
  • Português
  • English
  • Español

Unio TV

Em Toledo, pesquisadores da Unioeste desenvolvem Hidromel funcional

No interior do Paraná, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, pesquisadores transformam uma bebida milenar em inovação com potencial para impactar tanto a indústria de alimentos quanto a saúde humana. O que antes era apenas mel, água e fermento, agora carrega vida microscópica capaz de fortalecer o intestino e, talvez, até mudar o mercado: nasce o hidromel funcional com levedura probiótica.

A criação é do pesquisador William Colombo, juntamente com a Profa. Dra. Mônica Lady Fiorese, em parceria com as estudantes Keiti Maestre e Emanuelly Sulzbacher, e os professores Edson Antônio da Silva e Fernanda Rengel dos Passos, que aliam conhecimento científico à paixão por bebidas artesanais. Inspirado por antigas tradições e pelas novas demandas de consumidores conscientes, eles têm se dedicado à fermentação controlada de microrganismos benéficos em um ambiente pouco usual: o hidromel, uma bebida alcoólica feita à base de mel, com registros históricos que remontam a milhares de anos.

O resultado é uma bebida levemente ácida, dourada e uma complexidade gustativa rara — mas o destaque está no que não se vê: bilhões de leveduras vivas que atuam diretamente no equilíbrio da microbiota intestinal Os efeitos funcionais do hidromel probiótico desenvolvido pelos pesquisadores da Unioeste, estão diretamente ligados à presença da levedura Saccharomyces boulardii. Ao contrário das leveduras tradicionais usadas na fermentação alcoólica, a S. boulardii é capaz de sobreviver ao ambiente ácido do estômago e à ação da bile, garantindo sua atuação no trato gastrointestinal. Entre seus principais benefícios estão a modulação da microbiota intestinal, a inibição de microrganismos patogênicos e a redução de episódios de diarreia, especialmente aqueles relacionados ao uso de antibióticos ou infecções intestinais.

Por trás das equações e análises, há também um gesto humano: a tentativa de reinventar algo antigo para cuidar do futuro. E isso, mais do que ciência, é poesia engarrafada.

 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.