•  
  • Português
  • English
  • Español
Zootecnia - Unioeste/UTFPR

Zootecnia - Unioeste/UTFPR

Laboratórios, Núcleos e Equipamentos

Na Unioeste, o programa conta com Centro de Ciências Agrárias (CCA) no Campus de Marechal Cândido Rondon, do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) do Campus de Toledo, além de laboratórios do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná, Campus de Palotina, sob a supervisão das docentes Jovanir Inês Muller Fernandes e Lilian Dena dos Santos. A UTFPR tem uma Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) que atende um sistema de 13 campi, com suas respectivas Diretorias de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG’s). Toda a pós-graduação do Campus encontra-se no mesmo local, gerenciado pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação que é o órgão superior da área do Campus Dois Vizinhos (DIRPPG-DV). Dentre os setores que a compõem, um deles é exclusivamente destinado a Assessoria de Pós-Graduação Stricto Sensu, a qual é responsável pelo incentivo e apoio aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPG’s), assessorando nos processos de criação e acompanhamento dos Programas vigentes.

O Campus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon conta com cinco Programas de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA), Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS), Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPZ). O Campus Dois Vizinhos da UTFPR possui três Programas de Pós-Graduação: o PPZ, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas (PPGSIS – Mestrado – multicampi com o Campus Santa Helena) e Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC – Mestrado e Doutorado – multicampi com o Campus Ponta Grossa).

Os programas de pós-graduação da Unioeste possuem uma Secretaria Acadêmica responsável pelas inscrições dos discentes, emissão de diplomas e outras atividades administrativas. Para garantir um processo de gestão mais eficiente da pós-graduação, na UTFPR os processos administrativos foram aprimorados, facilitando o acesso a recursos e desburocratizando procedimentos acadêmicos.

A UTFPR implementou a pasta do estudante, um repositório digital de documentos que simplifica processos acadêmicos. O diploma digital e o processo automatizado de titulação foram outras inovações que agilizaram a gestão da pós-graduação. O sistema corporativo integrado permitiu a digitalização completa de processos, desde o agendamento de bancas até a emissão de diplomas.

No Campus de Marechal Cândido Rondon, tem-se disponível duas salas para realização de aulas teóricas, uma com capacidade para 40 pessoas acomodadas e outra com capacidade para 26 pessoas, ambas com ar-condicionado, projetor multimídia fixo, acesso à internet e lousa. Quando necessário, reuniões e defesas de dissertações e teses são realizadas na sala de videoconferência do Campus. As aulas dos docentes vinculados ao Centro de Engenharias e Ciências Exatas do Campus de Toledo são ministradas naquele Campus, em salas de aulas vinculadas ao Grupo de Pesquisas em Recursos Pesqueiros e Limnologia (GERPEL).

O Programa conta ainda com quatro salas com computadores, sendo duas no Campus de Marechal Cândido Rondon que são multidisciplinares, contendo 40 computadores cada, ligados à Internet, disponíveis para utilização dos pós-graduandos e demais alunos do Campus. A sala de informática do PPZ conta com nove computadores destinados exclusivamente aos acadêmicos dos Programas de Pós-Graduação do Campus, disponíveis para pesquisas via internet, realização de análises estatísticas e formulação de rações, além da realização de trabalhos acadêmicos. Também há uma sala de informática no Campus de Toledo.

Os computadores do Programa foram preparados para trabalhar com os softwares estatísticos como Sisvar 5.6, R versão 3.33.1, além de adequações necessárias nas máquinas para utilização do SAS University versão online. O Programa conta também com o software Sistema de Análises Estatística e Genética (SAEG) e o software para formulação de rações de mínimo custo (Super CRAC), os quais estão instalados nas máquinas de livre acesso a todos os discentes. Também é de livre acesso aos discentes e docentes a navegação nos periódicos da CAPES em qualquer computador através da configuração de seu computador com o proxy da Universidade, facilitando assim a busca por artigos publicados na área de interesse de cada pós-graduando. Os discentes também podem ter acesso ao Software OPTIMIX para cálculo de ração e dos Softwares STATISTIC e SPSS STATISTIC na UFPR-Palotina.

A UTFPR Campus Dois Vizinhos disponibiliza um prédio destinado para pesquisa dos três programas de Pós-Graduação (PPZ, PPGBIOTEC e PPGSIS), com 4.378,20 m2 de área construída para salas de aula, laboratórios de pesquisa e ambientes para professores. No mesmo prédio a DIRPPG-DV possui um auditório exclusivo de pesquisa e pós-graduação, comportando 70 pessoas sentadas cuja utilização é destinada para atividades de bancas, aulas, reuniões específicas etc. Também a pós-graduação possui uma sala exclusiva de estudos para alunos de pós-graduação. A sala conta com 12 gabinetes individuais de estudo, contendo instalações elétricas para dispositivos eletrônicos. A UTFPR-DV está provida do sistema wireless em todo o Campus com velocidade de 200 Mb/s, assim como em toda a Estação Experimental da UTFPR-DV. Existe ainda no Campus uma sala de vídeo conferência completa, em que desde 2017 as defesas remotas de dissertações do PPZ vêm sendo realizadas.

Ademais, o Campus apresenta em todas as suas salas de aulas, além das carteiras para os alunos e mesa para o professor, computador desktop, projetor multimídia e ar-condicionado. Há também um departamento de apoio aos professores, denominado de Departamento de Recursos Didáticos (DERDI), que disponibiliza, mediante a reserva, outros recursos audiovisuais e de informática, que incluem televisores/monitores, aparelho reprodutor de DVD, notebooks, caixas de som, tablets etc.

A Biblioteca do Campus de Marechal Cândido Rondon da Unioeste conta com 22 computadores com acesso à Internet e 6 para consulta ao acervo. Considerando que a Unioeste é uma Instituição multicampi, a Biblioteca do Campus de Marechal Cândido Rondon conta com uma rede de informática integrada às bibliotecas dos outros Campi da Unioeste (Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, e Toledo). O sistema de gerenciamento permite a busca e empréstimo interbibliotecas pela Home Page da Instituição, além da reserva on line. Além disso, a Biblioteca conta com salas de estudo e acesso à base de dados do Portal da Capes on-line, acesso à Base SciFinder Scholar (CAS Chemical Abstracts), Biblioteca Digital - BDTD, Comutação Bibliográfica, além de permitir acesso à base de dados de teses, dissertações, monografias, correção e/ou orientação na elaboração de referências.

O acervo bibliográfico disponível para os cursos de graduação e para o PPZ está sendo constantemente ampliado e atualizado mediante recursos provenientes da própria instituição e de projetos de infraestrutura financiados por agências de fomento. A biblioteca possui um sistema gerenciador de bibliotecas chamado PERGAMUM que, entre suas diversas funções, permite o empréstimo e reserva online.

Atualmente, o acervo bibliográfico disponível na Biblioteca do Campus de Marechal Cândido Rondon conta com 28.678 títulos de livros, sendo 46.942 volumes. Na área de Zootecnia são 1.632 títulos e 2503 exemplares. No acervo da biblioteca também estão disponíveis as dissertações dos pós-graduandos do PPZ e os Trabalhos de Conclusão de Curso dos acadêmicos de todos os cursos de Graduação do Campus de Marechal Cândido Rondon, incluindo Agronomia e Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, além de dissertações e teses enviadas por outras instituições do país.

O Programa ainda conta com a Biblioteca do Campus de Toledo devido à grande importância da Aquicultura para o Programa. Esta biblioteca possui um total de 11.104 títulos e 16.236 volumes, sendo que na Área de Recursos Pesqueiros, Engenharia de Pesca e área afins, estão catalogados 1.798 títulos e 2.865 volumes. Em termos de periódicos, a biblioteca possui a assinatura de 28 periódicos relacionados à área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca. A Biblioteca do Campus de Toledo se tornou biblioteca depositária do IBGE, o que significa que as bases de dados e as publicações do IBGE estão disponíveis na biblioteca. O Núcleo de Informação e Documentação (NDP) da Unioeste/Campus de Toledo constitui um órgão importante de apoio para os projetos do Programa. O NDP tem a guarda de documentação extremamente relevante sobre o desenvolvimento sócio-econômico da região Oeste do Paraná.

A UTFPR possui um Sistema de Bibliotecas (SIBI) composto por 15 bibliotecas, sendo uma em cada Campus da Universidade e três no Campus Curitiba: a Biblioteca Central, a da sede Ecoville e a da sede Neoville. O SIBI tem por finalidade a integração da política educacional e administrativa da universidade, servindo de apoio aos programas de ensino, pesquisa e extensão, por meio da disponibilização de produtos e serviços de informação.

As Bibliotecas da UTFPR disponibilizam em seu acervo físico 15.068 títulos e 375.840 exemplares, em diferentes tipologias. O acervo digital é constituído por bases de dados adquiridas, assinadas, disponibilizadas ou de acesso aberto. A biblioteca disponibiliza um ambiente digital de busca integrada denominado BiblioTec, disponível ininterruptamente 24 horas por dia aos usuários ativos vinculados à UTFPR. A plataforma da Minha Biblioteca disponibiliza 23.666 títulos que servidores e discentes podem acessar mediante autenticação usando login institucional. A instituição mantém o Repositório Institucional da UTFPR (RIUT), que reúne, preserva e dissemina a produção científica institucional e o Portal de Informação em Acesso Aberto (PIAA) para disponibilização de informações em acesso aberto, especialmente aquelas produzidas no âmbito da UTFPR, por meio de trabalhos acadêmicos (TCC, dissertações e teses), revistas científicas, livros publicados pela Editora UTFPR e eventos realizados na Universidade.

O PPZ conta com uma infraestrutura ampla que atende as duas linhas de pesquisa do Programa tanto na parte de área experimental, quanto na de laboratórios. Vale destacar que o PPZ tem metas de ampliação da infraestrutura por meio de projetos aprovados por Órgãos de Fomento, além de convênios com empresas privadas, o que tem proporcionado atender a demanda tendo em vista a ampliação da atuação do Programa.

LABORATÓRIOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

A PROPPG da UTFPR tem empreendido esforços na regulamentação e institucionalização dos laboratórios multiusuários (LabMult). Atualmente a UTFPR possui mais de 1.000 laboratórios distribuídos em seus campi, sendo que destes, 24 laboratórios são homologados institucionalmente como Multiusuários e fazem parte da Rede Multiusuária distribuída nos 13 campi localizados no estado do Paraná. Estes laboratórios oferecem acesso a equipamentos analíticos (LabMults) e de Prototipagem e Fabricação (FabMults) para a comunidade acadêmica interna e externa, apoiando atividades de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, extensão e inovação. As políticas dos LabMult estão regulamentadas pela Resolução COPPG/UTFPR nº 183, de 25 de julho de 2024 e há um catálogo disponível para comunidade, detalhando os equipamentos e análises que podem ser realizadas.

Para fortalecer essa infraestrutura, a PROPPG/UTFPR investiu R$440.000,00 em manutenção de equipamentos e R$406.860,00 em bolsas de apoio técnico de nível médio, utilizando recursos próprios. Adicionalmente, captou R$1.764.000,00 junto à Fundação Araucária para bolsas de apoio técnico de nível superior e obteve financiamento da FINEP para manutenção e aquisição de equipamentos, sendo R$10.631.554,05 já em execução e R$15.888.659,21 aguardando contratação.

Na Unioeste destaca-se que para a implementação dos novos laboratórios do Centro de Ciências Agrárias (CCA), bem como reestruturação dos laboratórios já existentes, foi iniciada no primeiro semestre de 2010 a construção do Complexo de Laboratórios do Centro de Ciências Agrárias (CPDETCA) no Campus de Marechal Cândido Rondon com recursos provenientes de projeto aprovado no FINEP, Fundação Araucária, Secretaria de Ciência e Tecnologia e recursos próprios do Campus. O CPDETCA tem área total construída de 2.322,72 m2 divididos em quatro blocos de dois pisos cada um. Cada bloco tem 580,68 m2 de área construída. Nesses blocos constam os seguintes laborartórios:

Laboratório de Aquicultura (PPZ)

Laboratório Centro Mesorregional de Tecnologia do Leite (PPZ)

Laboratório de Fisiologia Vegetal (PPGA),

Laboratório de Sementes (PPGA)

Laboratório de Fitopatologia (PPGA).

Laboratório de Análise de Mel (PPZ)

Laboratório de Química Analítica e Instrumental (PPGA)

Laboratório de Cromatografia/Laboratório Multiusuário (PPZ).

Laboratório de Nutrição Animal (PPZ)

Laboratório de Microbiologia (PPZ)

Laboratório de Anatomia Animal (PPZ)

Laboratório de Monitoramento Ambiental (PPGDRS)

Laboratório de Estatística (PPZ)

Laboratório Multiusuário (PPGA)

Laboratório de Digestibilidade e metabolismo in vitro (PPZ)

Laboratório de Zootecnia de Precisão (PPZ)

Laboratório de Genética e Melhoramento Animal (PPZ)

Laboratório de Fisiologia Animal (PPZ)

Laboratório de Genética e Melhoramento Vegetal (PPGA).

Com a redefinição dos laboratórios alocados nos novos blocos I, II, III e IV pode-se alocar outros laboratórios nos prédios antigos. Assim, houve a criação dos seguintes laboratórios: Laboratório de Práticas Agroindustriais (PPGDRS), Laboratório de Forragicultura (PPZ), Laboratório de Cultura de Tecidos (PPGA), Laboratório de Manejo e Conservação do Solo (PPGA), Laboratório de Tipificação de Carcaça (PPZ).

Núcleo de Estações Experimentais (NEE)

        O PPZ, também conta com o Núcleo de Estações Experimentais (NEE), o qual têm como objetivo principal o suporte as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação e pós-graduação, bem como possibilitar a implantação de experimentos e campos demonstrativos voltados para a realização de dias de campo, treinamentos, entre outras atividades voltadas a comunidade.

  1. Estação Experimental “Prof. Dr. Antônio Carlos dos Santos Pessoa”

A Estação Experimental denominada “Prof. Dr. Antônio Carlos dos Santos Pessoa”, com área total de 36,3 ha é de propriedade da Unioeste, sendo localizada na Linha Guará em Mal. Cândido Rondon, a aproximadamente 5 km do Campus da Unioeste de Mal.Cândido Rondon. Nela estão presentes os setores de produção animal: apicultura, avicultura, bovinocultura de leite, cunicultura, equideocultura, ovinocultura, piscicultura e suinocultura. A estação também conta com uma fábrica de rações, barracões, oficina e o centro de treinamento com salas de aula e laboratórios onde são ministradas aulas teórico/práticas e cursos de extensão e manuseadas amostras obtidas nos experimentos da área de produção vegetal.

Em função da produção animal, boa parte da área é ocupada por pastagem destinada a alimentação dos bovinos de leite, ovinos e equinos, parte é cultivada com forrageira (Tifton 85) para a produção de feno. Também é cultivado milho no verão e na safrinha (2ª safra) para a produção de silagem e colheita de grãos que posteriormente serão utilizados na fabricação de ração. O restante da área é destinado para a realização de experimentos e aulas práticas com culturas anuais, espécies frutíferas, horticultura convencional e orgânica, entre outras.

Nesta Estação Experimental temos as seguintes divisões:

  1. CENTRO DE PESQUISA EM AVICULTURA (CPA);
  2. CENTRO DE PESQUISA EM BOVINOCULTURA LEITEIRA (CPBL);
  3. CENTRO DE PESQUISA EM SUINOCULTURA (CPS);
  4. CUNICULTURA EXPERIMENTAL;
  5. LABORATÓRIO DE ZOOTECNIA;
  6. APICULTURA;
  7. OVINOCULTURA;
  8. FÁBRICA DE RAÇÃO.
  1. Estação Experimental “Prof. Alcibiades Luiz Orlando” de Entre Rios do Oeste

Esta área possui 99,64 ha e tem como principais objetivos o desenvolvimento de pesquisas, treinamento e capacitação de agricultores pela comunidade acadêmica e parceiros, buscando, principalmente, o fortalecimento da agricultura familiar, de Baixo Carbono (ABC) e da agroecologia. Neste local foi criado um setor de Bovinocultura de Corte, com troncos de contenção, cochos para água e alimentação e uma central de manejo destes animais. Áreas de pastagens de Brachiaria brizantha foram implantadas para manejo dos bovinos de corte e experimentos de dissertações e teses já estão sendo desenvolvidos no Setor. Essa infraestrutura fortalece o PPZ, nas áreas de agroecologia, Bovinocultura de Corte e Forragicultura. Nessa área são desenvolvidos projetos em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Unioeste (PPGA) fortalecendo a interação dos PPG’s, principalmente na área de Integração Lavoura-Pecuária, havendo também estudos com variedades de mandioca e o uso da parte aérea da mandioca na alimentação de ruminantes. Neste último tema também tem uma ação conjunta com a EMBRAPA-Mandioca e Associação Técnica das Indústrias de Mandioca (ATIMOP).

Na sede do Campus de Dois Vizinhos os Laboratórios de Ensino e Pesquisa são apoios importantes para o desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso do PPZ, pois abrangem todas as linhas de pesquisa do programa como: 

LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS:

Abaixo estão listados os laboratórios multiusuários do Campus Dois Vizinhos. Os demais laboratórios multiusuários da UTFPR, bem como a descrição de todos eles podem ser visualizados no link: https://www.utfpr.edu.br/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios

  1. Laboratório Central de Análise
  2. Laboratório de Bromatologia Animal
  3. Laboratório de Biotecnologia Ambiental e Alimentos.
  4. Laboratório Multiusuário de Análises Biológicas e Biologia

LABORATÓRIOS DE ENSINO E PESQUISA:

  1. Laboratório de Bromatologia e Microbiologia
  2. Laboratório Multidisciplinar em Fitossanidade
  3. Laboratório de Qualidade do Leite
  4. Laboratório de Solos
  5. Laboratório de Alimentos
  6. Laboratório de Fisiologia Vegetal
  7. Laboratório de Bioquímica
  8. Laboratório de Anatomia, Fisiologia e Reprodução Animal
  9. Laboratório de Avaliação e Conservação de Forragem
  10. Laboratório de Avaliação de Carnes

ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DA UTFPR/DV

A estação experimental conta com o trabalho dedicado de seis técnicos administrativos (2 agrônomos, 1 zootecnista, 1 veterinário e 2 técnicos agrícola) e seis servidores (2 tratoristas, 2 tratadores de animais e 2 serviços gerais) que fazem parte da Coordenação da estação experimental (COEXP). A estação conta com uma área de 193,1 ha, estruturada em mais de 30 Unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão (UNEPE). Estas UNEPE’s oportunizam o dinamismo nas aulas práticas, atividades de pesquisa e práticas agronômicas, zootécnicas e florestais, com possibilidade de utilização por todos os outros cursos e comunidade. Nesse contexto os projetos de pesquisa integram as dissertações de mestrado do PPZ, além dos outros programas de pós-graduação do Campus como o de Agroecossistemas (PPGSIS) e Biotecnologia (PPGBIOTEC). Abaixo segue a lista das UNEPE’s que estão diretamente ligadas às pesquisas realizadas no PPZ-UTFPR-DV:

1)    UNEPE de Culturas Anuais / Integração Lavoura Pecuária;

2)    UNEPE de Mecanização;

3)    UNEPE de Avicultura;

4)    UNEPE de Suinocultura;

5)    UNEPE de Bovinocultura de leite;

6)    UNEPE de Agroindústria;

7)    UNEPE de Bovinocultura de Corte;

8)    UNEPE de Ovinocultura;

9)    UNEPE de Piscicultura;

10) UNEPE de Apicultura/Meliponicultura;

11) UNEPE de Metabolismo Animal;

12) Estação Meteorológica do convênio com o Instituto Nacional de Meteorologia-INMET;

13) Fábrica de ração.

Além das UNEPES listadas a Estação Experimental conta com uma sede com gabinetes para os técnicos administrativos; 1 sala de aula com capacidade para 44 alunos; almoxarifado; sala de estufas, sala de processamento de amostras, câmaras frias (80 m2) para armazenagem de sementes; barracão para guardar tratores e equipamentos; local apropriado para lavagem de pulverizador e armazenagem de defensivos agrícolas e filtros e óleo diesel.

Para prestar serviços parar as UNEPES e aulas práticas a estação experimental possui: 5 tratores e diversos implementos agrícolas, como perfurador de solo, grades, sulcadores e distribuidor de adubo, roçadeira, carretas, distribuidor de adubo orgânico líquido, pulverizadores agrícolas (10 e 14 metros de barra), sulcador, distribuidor de fertilizantes, carreta basculante, colhedora de forragem, braço de retroescavadeira, distribuidor de sementes, pulverizador tratorizado, roçadeiras tratorizadas, roçadeiras costais, debulhador, semeadora de parcela, uma semeadora múltipla, rolo faca, conjunto de rolo faca para daptação na semeadora, grade, arado e micro trator.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.