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Zootecnia - Unioeste/UTFPR

Zootecnia - Unioeste/UTFPR

Planejamento Estratégico

O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia – Programa em Associação UNIOESTE/UTFPR (PPZ) faz parte do rol de Programas de Pós-Graduação da Unioeste e da UTFPR. A Unioeste é uma instituição que conta com unidades distribuídas em 5 municípios do Paraná. A UNIOESTE conta atualmente com 38 Programas, sendo 33 Acadêmicos e 5 Profissionais, destes 20 tem Curso de Doutorado.  Já a UTFPR é uma universidade multi-campus distribuídas por 13 municípios no estado do Paraná. Na UTFPR possui 58 cursos de mestrado e 14 de doutorado. O PPZ se encontra nos municípios de Marechal Cândido Rondon, região Oeste do PR, e Dois Vizinhos, na região Sudoeste do PR.

A sede da UNIOESTE do PPZ está vinculada ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon (Índice de Desenvolvimento Humano-IDH-M de 0,774) e está localizado na Região Oeste do Paraná, abrangendo cerca de 50 municípios. Nesta região são desenvolvidas atividades agropecuárias e agroindustriais altamente diversificadas com destaque para a produção pecuária de bovino de leite e corte, aves, peixes e suínos, além da produção agrícola de soja, milho e mandioca (in natura, farinha e fécula).

A sede da UTFPR do PPZ está sediada no Campus Dois Vizinhos na região Sudoeste do Paraná. A região abrange 42 municípios e apresenta grande vocação agropecuária, e o município de Dois Vizinhos é líder no Valor Bruto da Produção (VBP) da região. A produção agropecuária da região sudoeste do Paraná é destaque para a produção de leite, onde é considerada a maior bacia leiteira do Estado. Além da bovinocultura leiteira, a produção avícola (frango, peru, ovos e pintinhos) tem grande destaque na região. Dois Vizinhos é o município de maior abatedouro da América Latina, em número de animais abatidos dia, cerca de 560 mil aves, média mensal de aproximadamente 13.900.000 aves (treze milhões e novecentos mil). Com isso, Dois Vizinhos é o município mais aclamado dentro do Estado em todas as áreas da avicultura. Além da avicultura e bovinocultura de leite, outras atividades agropecuárias estão presentes na região. Com essa pujança, muitas cooperativas e indústrias da área estão instaladas na região.

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento das regiões envolvidas o  Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Zootecnia - PPZ na Área de Concentração “Produção e Nutrição Animal”, a Unioeste oferece os cursos de Mestrado (a partir de 2007) e Doutorado (a partir de 2015) aos profissionais graduados e mestres das áreas de Zootecnia e Recursos Pesqueiros, Ciências Agrárias I e afins (Link: https://www5.unioeste.br/portalunioeste/pos/ppz), enquanto que o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZO) da UTFPR – DV foi credenciado pela CAPES em 2010, iniciando suas atividades em março de 2011. Desde 2021 os cursos foram fusionados formando um programa único: Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPZ- Unioeste/UTFPR). Sendo que em 2022 foi realizada a primeira seleção do novo curso.

O objetivo do PPZ é ampliar a formação de recursos humanos, em nível de mestrado e doutorado, altamente qualificados ao setor público e privado, estabelecendo parcerias com outras instituições de ensino superior nacionais e internacionais a fim de desenvolver e aplicar novas tecnologias melhorando (quantitativamente e qualitativamente) os resultados das pesquisas desenvolvidas no Programa, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento local, regional, nacional e internacional. Além disso, nossa missão é capacitar pessoas, propor soluções técnico-científicas que sejam socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis, levando em consideração as características distintas de nossas regiões de atuação.

O programa atua em diversas áreas, onde os docentes do PPZ desenvolvem projetos nas áreas de bovinocultura de leite e de corte, piscicultura, suinocultura, avicultura, ovinocultura, apicultura além do melhoramento genético animal, conservação de forrageiras, ambiência e bem-estar de ruminantes e não-ruminantes, integração lavoura-pecuária e reprodução animal. O desenvolvimento de projetos nas diversas linhas da produção animal somente é possível graças ao apoio recebido dos órgãos de fomento à pesquisa e pós-graduação, principalmente CAPES, CNPq, Fundação Araucária e parcerias com empresas privadas.

Planejamento de metas e ações

O PPZ tem dedicado esforços significativos para aprimorar o seu processo de autoavaliação, em busca de identificar pontos fortes e a serem melhorados no programa. Com isso, fundamenta-se a elaboração de um Planejamento Estratégico claro e bem estabelecido, focado na consolidação e expansão do Programa, na ampliação da produção e divulgação científica e intelectual, além do fortalecimento das políticas de pesquisa e inovação.

O atual planejamento estratégico é referente às atividades e trajetória do PPZ, a serem seguidas e executadas nos próximos quatro anos, para o período de 2025 a 2028. Espera-se que a implementação do planejamento estratégico traga melhorias para o programa de pós-graduação, visando maior excelência na formação de profissionais, na produção científica e na captação de recursos para a pesquisa.

Através das últimas fichas de avaliação da CAPES, questionário de autoavaliação aplicada aos egressos, discentes e docentes, além de seguir os PDIs das instituições levantou-se as forças e fraquezas do PPZ.

Foram levantados os seguintes aspectos como pontos fortes:

- Matriz curricular aderentes às linhas de pesquisas;

- Perfil do corpo docente e sua compatibilidade e adequação à Proposta do Programa;

- Estrutura física adequada (Disponibilidade de Internet, nº de laboratórios e equipamentos multiusuários).

- Laboratórios e estrutura de apoio próximas às atividades;

- Independência de infraestrutura na execução de projetos;

- Alto percentual de docentes coordenando projetos de pesquisa;

- Proporção adequada de docentes colaboradores (DC) (30%) em relação aos DP (70%) .

- Alto percentual de docentes permanentes com dedicação integral à instituição;

- Políticas e ações de planejamento voltadas às perspectivas regionais e nacionais;

- Política de credenciamento, descredenciamento e recredenciamento;

- Dissertações e Teses aderentes às áreas de concentração e linhas de pesquisa e projetos.

- Proporção de bancas com pelo menos um membro externo ao programa para mestrado e dois para doutorado;

- Alto percentual de egressos empregados ou em doutoramento;

- Trajetórias profissionais de sucesso entre os egressos;

- Quantidade de docentes permanentes com projetos de pesquisa financiados;

- Percentual de participação discente na produção intelectual do corpo docente;

- Número de teses e dissertações defendidas em relação ao número de docente permanentes no quadriênio

- 84% de docentes permanentes c/ número de orientações anuais entre 2 e 10;

- Percentual de docentes que ministraram disciplinas durante o quadriênio;

- Atividades para a comunidade não acadêmica, divulgação e popularização da ciência;

- Oportunidade de intercâmbio ou estágio internacional;

- Equipamentos e materiais para aulas práticas;

- Boa avaliação dos alunos sobre a atuação dos docentes nas disciplinas;

- Alta participação dos alunos na pesquisa;

- Secretaria presente e atuante.

- Alto percentual de egressos (98%) que recomendariam o Programa para outros profissionais;

- Alto percentual de egressos está trabalhando diretamente (72%) ou parcialmente (16,7%)  na área de formação do programa.

- Grande número de projetos com parceira público-privada

Enquanto as ferramentas de avaliação (ficha de avaliação, questionários para egressos, discentes e docentes) apontaram as seguintes fraquezas:

- Programas das disciplinas desatualizados;

- Poucas políticas e metas para fomentar os pontos fortes;

- Poucos procedimentos para difusão das decisões da autoavaliação e sistema claro de críticas e sugestões sobre o programa;

- Equivalente A1 de publicações em relação ao número de total de titulados no PPG;

- Percentual de docentes permanentes com bolsa de produtividade;

- Baixo índice de artigos equivalente A1 oriundos de teses e dissertações;

- índice h5 médio do Programa;

- Índice FWCI médio do Programa;

- Número médio de citações por artigo na base scopus por docente permanente;

- Atividades de parceria e cooperação com PPGs de níveis de consolidação diferente;

- Número de artigos em parceria com pesquisadores de instituições estrangeiras menor que o potencial do programa;

- Número de docentes permanentes em comitês editoriais em periódicos estrangeiros;

- Participação em projetos de pesquisa com financiamento internacional;

- Participação na organização de eventos no exterior;

- Docentes com qualificação no exterior;

- Número de ingressantes menor em comparação com período pré-pandemia

Articulação do planejamento estratégico do programa com o Plano de Desenvolvimento Institucional

        Após a identificação dos pontos fortes e fracos do curso, através da análise das ferramentas de avaliação, houve o planejamento para a próxima quadrienal, articulando com o planejamento estratégico das instituições. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UTFPR (https://nuvem.utfpr.edu.br/index.php/s/rNpmWcJ8plfRQYc#pdfviewer). estabelece como objetivos estratégicos para a pós-graduação:

  • Consolidar o reconhecimento da excelência dos programas;
  • Ampliar a captação de recursos via projetos e parcerias;
  • Aumentar a produção científica qualificada e o impacto da pesquisa;
  • Fortalecer a internacionalização e a cooperação interinstitucional;
  • Expandir a oferta de programas em áreas estratégicas;
  • Intensificar a integração com o setor produtivo e a sociedade.

O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) reforça o compromisso da UTFPR com a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, destacando o papel da pós-graduação na geração e transferência de conhecimentos e tecnologias que contribuam para o desenvolvimento sustentável. A pesquisa desenvolvida nos programas prioriza a busca por soluções inovadoras para desafios reais da sociedade, mantendo elevado padrão de qualidade acadêmica e relevância social. Este direcionamento institucional orienta as ações e o desenvolvimento dos programas de pós-graduação, que devem buscar excelência acadêmica e, simultaneamente, manter forte vinculação com as demandas sociais e tecnológicas de suas regiões de influência.

Já a Unioeste, através de seu PDI (https://www.unioeste.br/portal/planejamento-estrategico), aponta que frente à política nacional de qualificação institucional, baseada em um diagnóstico de sua realidade, busca qualificar permanentemente seus recursos humanos dedicados à pesquisa e à pós-graduação, a fim de tornar a instituição competitiva junto aos órgãos de fomento.

A política de expansão vertical da pesquisa institucional com qualidade e credibilidade é fortalecida pelo aumento da qualificação dos pesquisadores atuantes nos grupos de pesquisa, tornando-a sólida, mas flexível a ponto de permitir a discussão em torno da condução de suas metas, de forma coerente com as exigências do MEC e das agências financiadoras de projetos e pesquisas, como também da transversalização com a política de ensino e extensão.

A política de qualificação institucional visa:

- orientar para a decisão não individual no processo de qualificação;

- priorizar áreas e grupos de pesquisa;

- definir os objetivos da Unioeste em relação à região na qual está inserida;

- estabelecer relação entre as áreas e grupos de pesquisa da Unioeste e a realidade local, regional, nacional e internacional;

- definir procedimentos para acompanhamento do processo de qualificação institucional;

- estudar a criação de condições para a continuidade do trabalho, após a conclusão da qualificação.

A política de qualificação institucional da Unioeste deve contemplar as expectativas e necessidades da comunidade regional, dos grupos de pesquisa da instituição e, ainda, favorecer a aprovação dos projetos a serem financiados por órgãos de fomento externos à instituição, além da qualificação do corpo técnico-administrativo.

Em função das limitações, pontos fracos e dificuldades explicitadas, são apresentadas as principais metas e estratégias de ação que têm sido discutidas e estão sendo implementadas para o próximo quadriênio:

  • Apresentação da situação atual do Programa para a comunidade acadêmica (docentes e discentes) e promoção de discussão coletiva para a elaboração de diretrizes e estratégias de melhoria do Programa;
  • Discussão sobre a melhoria na formação profissional/intelectual dos docentes e discentes do programa;
  • Fomentar ações de melhorias entre a Graduação e o PPZ, bem como a participação externa dos docentes na sociedade como um todo;
  • Discussão sobre atualização do Regulamento do PPZ para a implementação de novas oportunidades aos discentes que possibilitem o aproveitamento de créditos com outras atividades complementares não previstas no Regimento do Programa, como publicações, palestras, organização e participação em eventos, cursos ministrados e etc;
  • Discussão sobre o impacto das pesquisas desenvolvidas no PPZ e a geração de produtos inovadores com real potencial de uso pela sociedade;
  • Consolidar os laboratórios multiusuários e a prestação de serviços à comunidade em geral;
  • Discussão de mecanismos de credenciamento e descredenciamento de docentes permanentes, visando obter melhoria na distribuição de orientações e de produção científica;
  • Promover discussão sobre a importância das publicações de artigos de maior impacto considerando o novo Qualis CAPES e não apenas em quantidade;
  • Incentivo à publicação de livros com recursos da Editora das Instituições;
  • Participação de discentes e docentes do Programa em eventos técnico-científicos regionais, nacionais e internacionais para divulgação de resultados, busca de novas metodologias e aumento da possibilidade de parcerias e intercâmbios;
  • Firmar convênios internacionais, bem como ampliar a divulgação do PPZ nos países do Mercosul;
  • Incentivar e promover o envio de discentes do doutorado para a realização de doutorado sanduíche no exterior;
  • Incentivar a realização de estágios pós-doutorais pelo corpo docente;
  • Oferta de 1 (uma) disciplina/ano em língua estrangeira no PPZ com docente de Instituição fora do país;
  • Enviar docentes para visitas técnicas no exterior e receber docentes e pesquisadores de outros países para estabelecer parcerias;
  • Buscar mecanismos facilitadores e promover gestões de logística e fomento adequadas para incentivar a participação e contribuição regular (ao menos 1 ao ano), de professores convidados de instituições internacionais e de outros programas nacionais com níveis elevados perante a CAPES, para ministrar cursos, palestras ou participar dos Programas de Pós-Graduação como professores visitantes, orientadores ou coorientadores;
  • Oferta de 2 disciplinas/ano ligadas ao domínio de software ligados a análise estatística de dados em nosso laboratório de informática;
  • Elevar as publicações para 80% em periódicos com alto fator de impacto nos maiores estratos (A) do Qualis-CAPES ;
  • Atingir o índice de 90% dos docentes com projetos aprovados em órgãos de fomento, convênios com empresas ou outras entidades não governamentais;
  • Atingir o índice de 50% dos docentes com bolsa produtividade em pesquisa;
  • Promover e apoiar a realização de 2 eventos técnico-científicos de nível nacional e/ou internacional no quadriênio;
  • Incentivar a participação de docentes e discentes em eventos nacionais e internacionais;

Realizar ações para a consolidação do conceito QUATRO e buscar as melhorias para atingir futuramente o conceito CINCO na Avaliação da CAPES, considerando os apontamentos do relatório quadrienal da Área.

Várias destas ações já estão ocorrendo e a Coordenação do PPZ, juntamente com seu corpo docente e discente sempre tem discutido e apresentado tais metas para que estas sejam atingidas ou ainda reformuladas, visando desta forma a consolidação e crescimento do Programa.

Anualmente a Coordenação do PPZ organiza, após o prazo de entrega do Coleta CAPES, um seminário com os docentes permanentes e colaboradores, onde os índices do PPZ são apresentados através de um diagnóstico parcial e uma autoavaliação do Programa. A partir desse encontro novas metas são traçadas quanto aos objetivos parciais alcançados e os pretendidos, programando-se assim reuniões para autoavaliação e discussão das novas estratégias do PPZ. Uma das principais prioridades da Coordenação do Programa é manter docentes e discentes informados e atualizados, discutir metas e manter um diálogo constante com os discentes.

Outros aspectos que devem ser destacados se referem à atuação das Instituições, representada neste caso pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, frente às demandas apresentadas pelos Programas de Pós-Graduação da Unioeste e da UTFPR. Estas demandas têm sido discutidas nas reuniões de coordenadores dos Programas de Pós-Graduação com as Pró-Reitorias PRPPG, podendo-se destacar os seguintes pontos: I) Aumento do número de Bolsas e recursos para infraestrutura, equipamentos, material de consumo, etc (FINEP, CNPq, Fundação Araucária, Pró-Equipamentos e PNPD). O papel das Pró-Reitorias é fundamental junto aos órgãos de fomento e de políticas públicas de incentivo à consolidação da Pós-Graduação “Stricto sensu” no Brasil; II) Necessidade de desenvolvimento pela Instituição, de políticas de valorização dos docentes que atuam na Pós-Graduação, além da necessidade de contratação de docentes para possibilitar atuações equilibradas do grupo na Graduação e Pós-Graduação; III) Necessidade das Pró-Reitorias atuar junto às Reitorias da Unioeste e UTFPR e ao Governo do Estado e Federal, respectivamente, para suprir a grande deficiência de apoio técnico (abertura de concurso público para contratação de técnicos administrativos, de laboratório e auxiliares de campo); IV) Implementação de políticas facilitadoras para viabilizar a inserção internacional dos Programas; V) Implementação de políticas que permitam a ascensão de nível para “professor titular”, como valorização docente. VI) Implementação do Programa Institucional de Internacionalização dos Cursos de Pós-graduação.

A UTFPR implementou diversas políticas institucionais para fortalecer a pós-graduação stricto sensu, abrangendo desde incentivos financeiros até estratégias de internacionalização e inovação. Essas políticas foram fundamentadas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), garantindo alinhamento com as diretrizes nacionais e internacionais de ensino e pesquisa.

Durante o quadriênio, foram publicados dois (2) editais (anos de 2021 e 2023) para contratação em regime temporário de professores visitantes, com um total de trinta e três (33) vagas nas categorias de Docente e Pesquisador Visitante Pleno (DPV-P) e Docente e Pesquisador Visitante Sênior (DPV-S), com o objetivo de fortalecer os índices dos Programas de Pós-Graduação da UTFPR e fomentar a interação científica internacional. O PPZ participou do edital 18/2023-PROPPG (https://www.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/reitoria/dpv) no qual foi contemplado com uma cota. Através desse edital foi contratado o Prof. Ayoola Olawole Jongbo, oriundo da Nigéria. O Prof. Ayoola chegou ao Brasil em 2024 e já ministrou uma disciplina em inglês como professor convidado no programa (TÓPICOS ESPECIAIS II - ADVANCED SKILLS IN ANIMAL ENVIRONMENT), está contribuindo nas pesquisas junto ao Prof. Frederico Vieira e, provavelmente, será credenciado ao programa no início do próximo quadriênio. Com a chegada do Prof. Ayoola há indicação da atração de discentes da Nigéria e outros países africanos.

Destacam-se, ainda, editais publicados em parceria com a Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (PROREC), como o Convite PROPPG/PROREC 06/2020 para a elaboração de uma proposta de Programa em colaboração com a Fundação Araucária no âmbito da Rede Agrobioalimentar, projeto aprovado e coordenado pelo Prof. Frederico Márcio Correa Vieira (https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1991107&id_orgao_publicacao=0). Além disso, o PPZ participou e foi contemplado também no EDITAL conjunto n.º 01/2024 - PROPPG/PROREC/PROGRAD em consonância com o Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG) da CAPES (https://www.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/reitoria/edital-conjunto-n-o-01-2024-proppg-prorec-prograd/sei_4398040_edital_1_resultado_final.pdf).

Para consolidar a excelência dos programas de pós-graduação, a PROPPG, em parceria com a PROGRAD  EDITAL CONJUNTO n.º 5/2023 — PROPPG/PROGRAD acolhimento de egressos de dupla diplomação, onde discentes da instituição que realizaram sua dupla diplomação junto ao IPB de Portugal tem sua entrada e formação no programa acelerada. O PPZ recebeu uma discente nesse edital (https://antigo.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/reitoria/acolhimento).

Política de credenciamento, descredenciamento e recredenciamento

O credenciamento, permanência, descredenciamento e recredenciamento de docentes do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia - Unioeste/UTFPR segue resolução interna do programa respeitando resoluções superiores da Unioeste e UTFPR. O credenciamento docente, nas categorias de Permanente e Colaborador, no Programa de Pós- Graduação em Zootecnia – Unioeste/UTFPR ocorre por edital com periodicidade de 2 anos.

São atribuições do docente Permanente:

 - Ministrar pelo menos uma disciplina regular, anualmente, no Programa;

- Orientar no mínimo dois discentes (mestrado e/ou doutorado) anualmente no Programa;

- Propor, executar e participar de Projeto de Pesquisa do Programa;

- Manter produtividade científica regular com publicações relevantes para a Área de Avaliação do Programa na CAPES;

- Colaborar com a administração do Programa.

São atribuições do docente Colaborador:

- Ministrar uma disciplina anual no Programa;

- Orientar ou coorientar exclusivamente um discente de mestrado anualmente no Programa, não sendo permitido a orientação de mais de um orientado por vez;

- Contribuir com a produção intelectual do Programa;

- Colaborar com a administração do Programa.

O programa possibilita a participação de membros como Pesquisador Associado ao Programa (PAP). As atribuições são:

- Lecionar disciplinas com participação conjunta de docente Permanente ou Colaborador do Programa;

- Coorientar trabalhos de mestrado ou doutorado no Programa;

- Colaborar com a produção intelectual do Programa.

O credenciamento docente, na categoria Colaborador, no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia ocorre por edital e terá com critérios mínimos para candidatura a comprovação de publicação de maior ou igual a 0,7 EqA1/ano e 0,5 Eq/ano em produção qualificada (A1+A2+A3+A4) (média dos últimos 4 anos), na área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros.

 O credenciamento docente, nas categorias de Permanente, no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia se dará por edital e tem como critérios mínimos para candidatura a comprovação de publicação de maior ou igual a 1,0 EqA1/ano e 0,85 EqA1/ano em produção qualificada (A1+A2+A3+A4) (média dos últimos 4 anos), na área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros.

A categoria a qual o docente será credenciado (docente colaborador ou permanente) é definida em deliberação do colegiado, respeitando a proporcionalidade entre DC e DP, definido pelos documentos de área da CAPES.

                       A cada dois anos a Comissão de acompanhamento e avaliação do Programa irá avaliar os docentes para realizar o recredenciamento docente, considerando os critérios atingidos nos 4 (quatro) anos anteriores.

São critérios de permanência dos docentes Permanentes:

  • Ter titulado ou qualificado (na condição de orientador ou coorientador) pelo menos um doutorado ou ter titulado (na condição de orientador) dois mestrados.
  • Ter publicado pelo menos de 0,7 EqA1/ano em produção qualificada (A1+A2+A3+A4) oriundas de trabalhos de dissertação e tese (média dos últimos 4).
  • Ter ministrado disciplinas regulares, anualmente, no Programa.
  • São critérios de permanência dos docentes colaboradores:
  • Ter publicado pelo menos de 0,5 EqA1/ano em produção qualificada (A1+A2+A3+A4) (média dos últimos 4 anos), na área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros.
  • Ter ministrado disciplinas regulares, anualmente, no Programa.

O PPZ sempre prioriza a renovação do quadro de docentes e a entrada de Jovens Docentes Permanentes. Entretanto, as instituições são jovens e somente agora começam a ocorrer as primeiras aposentadorias e potencialmente a contratação de novos docentes para a instituição. A última contratação de docente efetivo para o curso de Zootecnia ocorreu em 2015 na Unioeste e em 2018 na UTFPR. Os docentes destas contratações tinham perfil de pesquisador e ingressaram no DP no programa. Entretanto, os novos professores que ingressaram no programa já tinham mais de três anos de conclusão do doutorado. Não houve Jovens Docentes Permanentes no último quadriênio pela ausência de oportunidades. Entretanto, o PPZ segue prospectando pela possibilidade de credenciamento de Jovens Docentes Permanentes nas instituições sedes e outras instituições visando a renovação do programa.

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